Goodwood Festival of Speed
Este Corvette é conduzido apenas com a cabeça e boca
Sam Schmidt, antigo piloto da IndyCar, é tetraplégico e marcou presença em Goodwood com um Corvette que controla com a cabeça e a boca.

O Festival de Velocidade de Goodwood foi palco de muitas estreias, como o novo BMW Série 2 Coupé ou o recém-revelado Lotus Emira. Mas houve um Corvette C8 que não passou despercebido, pela forma como é controlado, usando apenas a cabeça.
Sim, isso mesmo. Este Corvette C8 muito especial pertence a Sam Schmidt, antigo piloto da IndyCar que em janeiro de 2000 sofreu um acidente que o deixou tetraplégico. O desportivo foi transformado pela Arrow Electronics para poder ser conduzido por Schmidt.
Denominado SAM (pelo nome de Sam Schmidt e pelo acrónimo “Semi-Autonomous Motorcar”), os sistemas de controlo deste Corvette C8 demoraram vários anos a desenvolver, remontando a 2014, altura em que Schmidt, em estreita colaboração com a Arrow Electronics deu a primeira volta ao circuito de Indianápolis controlando um carro apenas com a cabeça.
A NÃO PERDER: Combinação delicada: McLaren Elva na rampa de Goodwood com chuva
Um par de anos depois e após um teste de condução pioneiro, o estado do Nevada, nos Estados Unidos da América, concedeu-lhe uma autorização especial para poder conduzir legalmente um veículo na via pública, mais uma vez, apenas usando a cabeça para controlar o veículo.
Agora, Sam Schmidt e a Arrow Electronics foram ainda mais longe, apresentando-se no incontornável Goodwood Festival of Speed com a derradeira evolução deste sistema, que funciona apoiado num capacete inovador, equipado com sensores de infravermelhos que comunicam constantemente com as várias câmaras do veículo.
Desta forma, o sistema consegue virar o carro na direção certa respondendo aos movimentos da cabeça de Sam Schmidt, auxiliado por um sistema capaz de medir a pressão do sopro de ar da sua boca que permite controlar o acelerador e o travão.
LEIAM TAMBÉM: Goodwood Festival of Speed 2021 já arrancou. E não faltam novidades automóveisSempre que Schmidt sopra nesse bocal a pressão aumenta e a velocidade sobe. E sobe precisamente com a mesma intensidade com que Schmidt soprar.
Para controlar os travões, a “mecânica” é exatamente a mesma, ainda que aqui esta ação seja gerada através da inalação.
No “papel”, o sistema parece complexo, mas a verdade é que Sam Schmidt consegue operar todo o sistema de forma orgânica. E isso fica bem visível nos vídeos da sua participação na subida da rampa Goodwood.
Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançado o V8 "Small Block" da Chevrolet?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Chevrolet Small Block V8. A democratizar o puro músculo desde 1955Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Chevrolet Small Block V8. A democratizar o puro músculo desde 1955Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL