Notícias BMW M4 Competition Cabrio. 510 cv, tração integral e… cabelos ao vento

Apresentação

BMW M4 Competition Cabrio. 510 cv, tração integral e… cabelos ao vento

O M4 Competition "perdeu a cabeça" e apresenta-se com uma capota de lona que pode ser aberta/fechada em 18s. Eis o BMW M4 Competition Cabrio.

BMW M4 Competition Convertible

A BMW acaba de revelar o BMW M4 Competition M xDrive Cabrio. O descapotável da marca de Munique apresenta-se na sua variante mais radical e mais potente, com 510 cv a “céu aberto”.

Do ponto de vista estético, este M4 Competition Cabrio é em tudo semelhante ao irmão de capota rígida. Mantém as mesmas entradas de ar agressivas no para-choques dianteiro (que direcionam o ar para a mecânica e para os travões), o capô musculado com duas saídas de ar e a grelha vertical com barras horizontais.

Quer as entradas de ar dianteiras, a grelha frontal, as saias laterais e o difusor traseiro podem apresentar-se em fibra de carbono, fruto do “pack” opcional M Carbon. Estes elementos ajudam a vincar ainda mais a imagem agressiva deste Cabrio, cuja principal novidade é, como não poderia deixar de ser, a capota em lona.

A NÃO PERDER: BMW M4 CSL, és tu? Vem aí um M4 mais leve e mais potente
BMW M4 Competition Convertible

Fabricada com várias camadas de lona, esta capota pode vir em várias cores distintas e consegue ser 18% mais leve que a do BMW M4 Cabrio anterior. Precisa de apenas 18s para abrir e fechar, processo que pode ser feito em andamento.

Tração integral e diferencial ativo M

Tal como o nome sugere, o BMW M4 Competition M xDrive Cabrio apresenta-se com um novo sistema de tração integral M xDrive e diferencial ativo M.

O condutor pode optar entre três modos distintos: 4WD, 4WD Sport e 2WD, este último o mais radical de todos, uma vez que permite enviar toda a força do seis cilindros em linha para as rodas traseiras e desligar o controlo de estabilidade.

A marca alemã equipou ainda este M4 Cabrio com um diferencial ativo M e deu ao controlo de estabilidade um modo especial M Dynamic que oferece uma resposta imediata.

BMW M4 Competition Convertible
Capota em lona pode ser aberta/fechada em andamento. Processo demora 18s.
LEIAM TAMBÉM: Futuro BMW M2 (G87). “Drift machine” mantém tração traseira, chega em 2022

Destaca-se igualmente o eixo traseiro de cinco braços, a suspensão equipada com amortecedores eletrónicos SelectDrive M, a direção assistida com uma calibração especial e o sistema de travões com ajuste de sensibilidade do pedal. Na lista de opcionais encontramos um conjunto de poderosos travões carbo-cerâmicos.

BMW M4 Competition Convertible
De série, este M4 Competition Cabrio equipa jantes de 18” à frente e 19” atrás.

Seis cilindros em linha e mais 60 cv

A “jóia” do BMW M4 Competition M xDrive Cabrio está escondida debaixo do capô. Falamos, como não poderia deixar de ser, do motor de seis cilindros em linha com 3.0 litros biturbo que produz 510 cv de potência e 650 Nm. Por comparação com o M4 Cabrio anterior, estamos a falar de um aumento de potência de 60 cv.

A NÃO PERDER: BMW M8 CSL “caçado” no Nürburgring. 6 cilindros em vez de V8? Parece que sim
BMW M4 Competition Convertible
Bancos desportivos M Carbon com estrutura em fibra de carbono são opcionais.

Associado a uma caixa automática de oito velocidades, este motor permite acelerações dos 0 aos 100 km/h em 3,7s e uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada), que pode subir até aos 280 km/h com o “pack” opcional M Driver.

Por comparação com o BMW M4 Competition Coupe de tração traseira, esta versão Cabrio consegue ser 0,2s mais rápida até aos 100 km/h (cortesia da tração às quatro rodas), apesar de ser 195 kg mais pesada — 1995 kg no total (EU) —, mas perde 0,2s para o M4 Competition M xDrive Coupe, que é 145 mais leve (1850 kg).

RELACIONADO: BMW M3 Competition (G80) também foi ao banco de potência e adivinhem o que aconteceu
BMW M4 Competition Convertible
Habitáculo é em tudo semelhante ao do “irmão” M4 Competition com tejadilho rígido.

Quando chega?

A produção do novo BMW M4 Competition M xDrive Cabrio arranca no próximo mês de julho, com as primeiras entregas a iniciarem-se logo de seguida. No entanto, ainda não foi confirmada a data de estreia no mercado português nem foram divulgados os preços para Portugal.

Enquanto este M4 Competition “a céu aberto” não chega, podem sempre ver o rever o ensaio em vídeo do Diogo Teixeira ao novo BMW M4 Competition.

Descubra o seu próximo carro

Sabe esta resposta?
Qual a velocidade máxima do M5 CS, o BMW mais potente de sempre?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o novo BMW M5 CS. O mais potente BMW de sempre
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o novo BMW M5 CS. O mais potente BMW de sempre