Notícias Conheçam o piloto português que corre numa série oficial da NASCAR

Desporto automóvel

Conheçam o piloto português que corre numa série oficial da NASCAR

Chama-se Miguel Gomes e vai correr a tempo inteiro na NASCAR Whelen Euro Series 2021 a "divisão europeia" das famosas provas de stock-cars americanas.

Miguel Gomes Nascar
NASCAR Whelen Euro Series

Como que a provar que há um português em cada canto do mundo e em cada ofício, o piloto Miguel Gomes vai correr a tempo inteiro no campeonato EuroNASCAR 2 da NASCAR Whelen Euro Series pela equipa alemã Marko Stipp Motorsport.

Presença habitual nas corridas virtuais oficiais de NASCAR, o piloto português de 41 anos já se tinha juntado à equipa alemã no ano passado para disputar a última corrida virtual da EuroNASCAR Esports Series no Circuito de Zolder.

A chegada à “divisão europeia” da NASCAR ocorre depois de em 2020 ter participado no programa de recrutamento de pilotos da NASCAR Whelen Euro Series (NWES).

A NÃO PERDER: Troféu C1 Learn & Drive. Afinal quanto custa participar?

Quanto à experiência aos comandos de carros de competição, Miguel Gomes já tinha participado em corridas de Stock Cars, na European Late Model Series e no campeonato Britânico VSR V8 Trophy.

A NASCAR Whelen Euro Series

Fundada em 2008, a NASCAR Whelen Euro Series conta com 28 provas divididas por sete rondas e dois campeonatos: EuroNASCAR PRO e EuroNASCAR 2.

Quanto aos carros, apesar de haver três marcas a competir — Chevrolet, Toyota e Ford — por baixo da “pele” estes são idênticos. Desta forma, todos pesam 1225 kg, e todos contam com um 5.7 V8 com 405 cv e atingem os 245 km/h.

Miguel Gomes NASCAR_1
Miguel Gomes aos comandos de um dos carros da NASCAR Whelen Euro Series.
A NÃO PERDER: Fica a conhecer todos os pilotos portugueses que chegaram à Fórmula 1

A transmissão está a cargo de uma caixa manual de quatro relações — “dog leg”, ou seja, com a primeira para trás — que envia a potência às rodas traseiras e até as dimensões são iguais: 5080 mm de comprimento, 1950 mm de largura e uma distância entre eixos de 2740 mm.

A temporada de 2021 arranca a 15 de maio com uma jornada dupla em Valência, no circuito Ricardo Tormo. Vai contar igualmente com jornadas duplas em Most (República Checa), Brands Hatch (Inglaterra), Grobnik (Croácia), Zolder (Bélgica) e Vallelunga (Itália).

“A NASCAR tem sido a minha paixão desde que eu era criança e poder competir numa série oficial da NASCAR é um sonho que se tornou realidade"

Miguel Gomes

Curiosamente, nenhum dos circuitos onde serão disputadas as provas da temporada de 2021 dos campeonatos EuroNASCAR PRO e EuroNASCAR 2 tem uma pista oval, uma das imagens de marca da disciplina. De fora ficaram as ovais europeias de Venray (Países Baixos) e Tours (França), que já fizeram parte de edições passadas do campeonato.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Sado 550?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Estas 11 marcas de automóveis são portuguesas. Conheces todas?