Autopédia Inspeção automóvel. 5 coisas que podem e devem verificar antes

Inspeção Periódica Obrigatória

Inspeção automóvel. 5 coisas que podem e devem verificar antes

Desde as luzes até aos pneus passando pelos equipamentos obrigatórios, há vários itens que convém verificar antes de se "enfrentar" a inspeção automóvel.

Fiat Grand Punto

Depois de já aqui termos falado acerca do que é verificado na inspeção automóvel e do que acontece quando o carro não é aprovado, hoje relembramos uma mão cheia de itens que convém rever antes de submeter o nosso carro a este processo.

Se é verdade que há anomalias que apenas numa oficina podem ser detetadas (e para isso há os serviços de pré-inspeção disponibilizados por várias empresas), há outras que facilmente podemos descobrir em casa.

Sejamos honestos, não é difícil de detetar uma luz fundida, se temos ou não o triângulo ou verificar o estado das escovas limpa vidros. Ver o carro chumbado na inspeção por causa de coisas tão simples como estas é, assim, facilmente evitável.

A NÃO PERDER: Abasteci o depósito com o combustível errado! E agora?
inspecao
A diferença entre receber uma destas folhas por vezes é feita de pequenos detalhes que podemos verificar em casa.

Ver e ser visto

Para começar, convém verificar se todas as luzes funcionam: mínimos, médios, máximos, piscas, luz de marcha atrás, luzes de travagem, faróis de nevoeiro e as luzes de matrícula.

Já no campo do “ver”, deve-se confirmar se os espelhos retrovisores e as escovas limpa vidros estão em bom estado, verificar o nível do líquido do limpa para-brisas e se os esguichos projetam o jato de água na direção correta e, por fim, assegurar que o vidro dianteiro não está muito danificado ou com fendas, uma vez que isso pode levar à reprovação.

Faróis
Verificar o bom funcionamento das luzes não custa nada e pode evitar dissabores na inspeção automóvel.

Pouco usados, mas não esquecidos

Muitas vezes esquecidos, os coletes refletores e o triângulo também fazem parte dos itens a verificar antes de levar o carro à inspeção.

O triângulo tem de estar em bom estado e os coletes além de terem de estar presentes, devem estar num local de fácil acesso (por exemplo no habitáculo e não na bagageira).

A NÃO PERDER: O meu carro chumbou na inspeção automóvel. E agora?

“Assombrado” pelo passado

Antes de se levar o carro à inspeção convém também confirmar que, caso tenham sido registadas anomalias do “Grau 1” na ficha de inspeção anterior, estas foram corrigidas.

Recordamos que, apesar de o carro poder ser aprovado com quatro anomalias deste género na ficha de inspeção, se no ano seguinte estas não tiverem sido corrigidas, passam a contar como sendo de “Grau 2” e resultam num chumbo automático.

Pneus

No que aos pneus diz respeito, há algumas coisas que podemos verificar para evitar que estes estejam por trás de uma reprovação na inspeção automóvel.

Para começar, devemos confirmar que estes são iguais (marca e modelo) em cada eixo. Em seguida convém verificar se ainda apresentam o relevo (legal) de, no mínimo, 1,6 mm. A maioria dos construtores de pneus já integram nos seus modelos uma marca indicadora desse limite.

pneu careca
Estes pneus já viram melhores dias.
A NÃO PERDER: Como verificar e ajustar a pressão dos pneus?

Caso essa marca não exista e não tenhamos forma de medir, uma moeda de um euro pode servir de… medidor. Se o relevo for inferior ao rebordo dourado da moeda, é melhor ir trocar de pneus antes de levar o carro à inspeção.

Lavar o carro

Por fim, o carro deve ser lavado antes de se apresentar no centro de inspeção, inclusive o motor — as novas regras de inspeção tornam obrigatória a lavagem de estrada ou de motor —, verificando se não há acumulação de óleo e sujidade na tampa das válvulas ou noutros locais.

Caso o veículo esteja sujo ao ponto de impedir ou prejudicar as observações necessárias à sua inspeção, pode ser reprovado, assim como se apresentar uma fuga de óleo.

Não vale a pena arriscar receber a folha vermelha quando se podem verificar facilmente estes itens.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel a contar com um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos