Inspeção automóvel. 5 coisas que podem e devem verificar antes

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Inspeção Periódica Obrigatória

Inspeção automóvel. 5 coisas que podem e devem verificar antes

Desde as luzes até aos pneus passando pelos equipamentos obrigatórios, há vários itens que convém verificar antes de se "enfrentar" a inspeção automóvel.

Depois de já aqui termos falado acerca do que é verificado na inspeção automóvel e do que acontece quando o carro não é aprovado, hoje relembramos uma mão cheia de itens que convém rever antes de submeter o nosso carro a este processo.

Se é verdade que há anomalias que apenas numa oficina podem ser detetadas (e para isso há os serviços de pré-inspeção disponibilizados por várias empresas), há outras que facilmente podemos descobrir em casa.

Sejamos honestos, não é difícil de detetar uma luz fundida, se temos ou não o triângulo ou verificar o estado das escovas limpa vidros. Ver o carro chumbado na inspeção por causa de coisas tão simples como estas é, assim, facilmente evitável.

A NÃO PERDER: Abasteci o depósito com o combustível errado! E agora?
inspecao
A diferença entre receber uma destas folhas por vezes é feita de pequenos detalhes que podemos verificar em casa.

Ver e ser visto

Para começar, convém verificar se todas as luzes funcionam: mínimos, médios, máximos, piscas, luz de marcha atrás, luzes de travagem, faróis de nevoeiro e as luzes de matrícula.

Já no campo do “ver”, deve-se confirmar se os espelhos retrovisores e as escovas limpa vidros estão em bom estado, verificar o nível do líquido do limpa para-brisas e se os esguichos projetam o jato de água na direção correta e, por fim, assegurar que o vidro dianteiro não está muito danificado ou com fendas, uma vez que isso pode levar à reprovação.

Faróis
Verificar o bom funcionamento das luzes não custa nada e pode evitar dissabores na inspeção automóvel.

Pouco usados, mas não esquecidos

Muitas vezes esquecidos, os coletes refletores e o triângulo também fazem parte dos itens a verificar antes de levar o carro à inspeção.

O triângulo tem de estar em bom estado e os coletes além de terem de estar presentes, devem estar num local de fácil acesso (por exemplo no habitáculo e não na bagageira).

A NÃO PERDER: O meu carro chumbou na inspeção automóvel. E agora?

“Assombrado” pelo passado

Antes de se levar o carro à inspeção convém também confirmar que, caso tenham sido registadas anomalias do “Grau 1” na ficha de inspeção anterior, estas foram corrigidas.

Recordamos que, apesar de o carro poder ser aprovado com quatro anomalias deste género na ficha de inspeção, se no ano seguinte estas não tiverem sido corrigidas, passam a contar como sendo de “Grau 2” e resultam num chumbo automático.

Pneus

No que aos pneus diz respeito, há algumas coisas que podemos verificar para evitar que estes sejam a causa de uma reprovação na inspeção automóvel.

Para começar, devemos confirmar que estes são iguais (marca e modelo) em cada eixo. Em seguida convém verificar se ainda apresentam o relevo (legal) de, no mínimo, 1,6 mm. A maioria dos construtores de pneus já integram nos seus modelos uma marca indicadora desse limite.

pneu careca
Estes pneus já viram melhores dias.

Caso essa marca não exista e não tenhamos forma de medir, uma moeda de um euro pode servir de medidor. Se o relevo for inferior ao rebordo dourado da moeda, é melhor ir trocar de pneus antes de levar o carro à inspeção.

Lavar o carro

Por fim, o carro deve ser lavado antes de se apresentar no centro de inspeção, inclusive o motor — as novas regras de inspeção tornam obrigatória a lavagem de estrada ou de motor —, verificando se não há acumulação de óleo e sujidade na tampa das válvulas ou noutros locais.

Caso o veículo esteja sujo ao ponto de impedir ou prejudicar as observações necessárias à sua inspeção, pode ser reprovado, assim como se apresentar uma fuga de óleo.

Não vale a pena arriscar receber a folha vermelha quando se podem verificar facilmente estes itens.

Sabe responder a esta?
Qual foi o primeiro automóvel a contar com um motor Diesel de injeção direta?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Fiat. A marca que «inventou» os motores Diesel modernos

Mais artigos em Autopédia