Notícias O elétrico mais barato do mercado? O preço do Dacia Spring Electric… em França

Preços

O elétrico mais barato do mercado? O preço do Dacia Spring Electric… em França

Lançado com a promessa de ser o carro elétrico mais acessível do mercado, o Dacia Spring Electric já tem preços para o mercado francês.

Dacia Spring Electric

Revelado há cerca de meio ano, o Dacia Spring Electric chegou com um objetivo muito simples, mas ambicioso: ser o elétrico mais barato do mercado.

Para tal baseia-se no “asiático” Renault K-ZE, abdica de muitos luxos e conta com um motor elétrico de apenas 33 kW (44 cv) de potência que lhe permitem atingir os… 125 km/h de velocidade máxima (quando selecionamos o modo ECO ficam limitados aos 100 km/h).

Quanto à bateria, esta tem 26,8 kWh de capacidade e oferece uma autonomia de 225 km (ciclo WLTP) ou 295 km (ciclo WLTP cidade).

VEJA TAMBÉM: Vais comprar um elétrico? Candidaturas abertas com incentivos até 6000 euros
Dacia Spring Electric

Quanto custa em França?

Com o arranque das encomendas em França agendado para o próximo dia 20 de março, os preços para aquele país já são conhecidos.

Na versão base, a Comfort, que conta com equipamentos como o ar condicionado manual e o rádio com Bluetooth, o Spring Electric verá o seu preço arrancar nos 16 990 euros. Já no mais “luxuoso” nível Comfort Plus (que traz, por exemplo, um ecrã de 7”) o preço sobe para os 18 490 euros.

Como estes valores não contemplam ainda os incentivos à compra de elétricos existentes em França (27% de redução do preço até um limite de 6000 euros) o preço pode ainda baixar mais. Desta forma, por lá a versão base deverá ficar-se pelos 12 400 euros e a Comfort Plus pelos 15 mil euros.

Dacia Spring Electric

Mas há mais, graças ao esquema de incentivo ao abate de veículos em fim de vida posto em prática pelo Governo francês é possível que a versão base venha a ver o preço descer abaixo da marca dos 12 mil euros.

VÊ TAMBÉM: Será o Hyundai Kauai Electric (64 kWh) o melhor Kauai de todos?

E em Portugal?

Para já, ainda não sabemos quanto é que o Dacia Spring Electric vai custar em Portugal, no entanto, o preço pedido em França permite-nos ter uma estimativa.

Uma vez que os veículos elétricos estão isentos de ISV em Portugal, o seu preço não difere tanto assim do praticado noutros países da União Europeia, sendo a única diferença o valor pago de IVA em Portugal (23%) e França (20%).

Desta forma, contas rápidas, é possível que o preço da versão base se fixe, antes dos incentivos, nos 17 500 euros. Já quanto aos incentivos, uma vez que se trata de um ligeiro de passageiros, o Spring Electric poderá ver subtraído ao seu preço um total de 3000 euros.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do novo Dacia Sandero?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Maior, mais tecnológico, mas sem Diesel: tudo sobre o novo Dacia Sandero