Notícias Em 2020 vendeu-se um Honda CR-Z e quatro Dodge Viper novos nos EUA

Insólito

Em 2020 vendeu-se um Honda CR-Z e quatro Dodge Viper novos nos EUA

O Honda CR-Z pode ter deixado de ser produzido há quatro anos, mas ainda havia um novo para venda nos EUA. O mesmo aconteceu com quatro Dodge Viper.

Uns chamam-lhes “carros zombie”, outros “restos de coleção”. Todos os anos as tabelas de vendas registam modelos que já não são comercializados — por vezes há vários anos —, e 2020 não foi exceção. Nos EUA destacam-se, por exemplo, dois modelos: o Honda CR-Z e o Dodge Viper.

Começando pelo Honda CR-Z, o “herdeiro espiritual” do icónico CRX, ficou sempre longe do sucesso esperado e viu a sua produção terminar em 2016. Ainda assim, o facto de ter deixado de ser produzido há quatro anos não impediu que alguém comprasse um Honda CR-Z novo nos EUA no ano passado.

Já no que diz respeito ao Dodge Viper a situação é ainda mais curiosa. É que não foi vendida uma nem sequer duas unidades do icónico desportivo norte-americano, mas sim um total de quatro unidades do Viper (há uns meses tínhamos noticiado a venda de três unidades em 2020).

VÊ TAMBÉM: Em França alguém comprou um Citroën Xsara novo em… 2019
Dodge Viper

A título de curiosidade, 2020 não foi o primeiro ano em que se venderam unidades do Dodge Viper apesar de este ter deixado de ser produzido em 2017. Em 2018 venderam-se 19 unidades do coupé e em 2019, foram cinco as unidades vendidas. A questão que se coloca agora é simples: quantos Viper novos ainda estão à espera de dono?

Os outros casos

Ao contrário do que possas pensar, o Honda CR-Z e os Dodge Viper não foram os únicos “restos de coleção” vendidos nos EUA no ano passado. Prova disso são várias unidades de modelos de marcas da FCA cuja produção já terminou que apenas encontraram novo dono em 2020.

Do Dodge Dart, que deixou de ser produzido em setembro de 2016, foram vendidas em 2020 sete unidades (contra 15 vendidas em 2019). Do seu “irmão”, o Chrysler 200, cuja produção acabou em dezembro de 2016, foram vendidas em 2020 nove unidades (em 2019 tinham sido vendidas 48 unidades).

Por fim, a Jeep viu serem vendidas em 2020 três unidades do Patriot, outro modelo que deixou de ser produzido há já quatro anos, mais precisamente em dezembro de 2016.

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Honda Accord Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R