Branded Content Novo Toyota Yaris. Sabes o que é o Toyota Safety Sense?

patrocinado Toyota

Novo Toyota Yaris. Sabes o que é o Toyota Safety Sense?

Mais urbano, mais tecnológico e agora mais seguro. Todos os segredos do novo Toyota Yaris, o primeiro utilitário a alcançar as 5 estrelas nos novos testes EuroNCAP.

Novo Toyota Yaris frente

Com mais de 4 milhões de unidades produzidas, o Yaris é o Toyota mais vendido na Europa. Foi por isso que nesta nova geração, os engenheiros da marca japonesa aplicaram todo o seu know-how para desenvolver aquele que consideram ser o «melhor Toyota Yaris de sempre».

A chave do sucesso deste novo Toyota Yaris reside na estreia da nova plataforma modular GA-B, inspirada na filosofia Toyota New Global Architecture. Uma plataforma que, juntamente com a evolução das tecnologias da marca japonesa, colocam o Yaris num novo patamar.

Yaris. O utilitário mais seguro do segmento

novo toyota Yaris traseira

Reforçando a sua reputação no capítulo da segurança, o novo Toyota Yaris apostou forte nos sistemas de segurança ativa e passiva.

Fiel ao compromisso de democratizar a segurança, a Toyota Portugal equipou toda a gama nacional do Yaris — mesmo as versões de acesso — com a última geração do Toyota Safety Sense.

O que é o Toyota Safety Sense?
Trata-se de um conjunto avançado de sistemas de apoio à condução que contribuem para tornar o Yaris num dos carros mais seguros do segmento.

 

O novo Toyota Yaris conta assim de série (em todas as versões) com Sistemas Avançados de Assistência ao condutor (ADAS – Advanced Driver Assistance Systems) como o Assistência de Condução Inteligente (LTA), Cruise Control Adaptativo (ACC), Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA) e Sistema de Pré-Colisão (PCS). Equipamentos de segmento superior que são geralmente opcionais onerosos.

Sistemas pensados para tornar a condução do Yaris o mais segura possível, seja em cidade, estrada ou autoestrada. Em todas as situações.

novo toyota yaris exterior
A nova Geração Yaris também oferece de série assistência de interseção na mudança de direção e assistência de interseção de peões, sistema que reconhece os riscos de colisão com tráfego e peões em cruzamentos.

Mas não é só na segurança ativa que o Yaris joga os seus trunfos. A Nova Geração Yaris é o primeiro modelo Toyota a ser equipado com airbag centrais. Uma novidade absoluta na marca japonesa, que ajuda a evitar que o condutor e o passageiro choquem em caso de um impacto lateral. Estima-se que este sistema pode reduzir em até 85% as lesões na cabeça dos ocupantes.

Com estes equipamentos e o aumento significativo da rigidez estrutural da carroçaria da plataforma GA-B, a Toyota conseguiu que o novo Yaris fosse o primeiro carro do segmento a alcançar as cincos estrelas nos novos testes EuroNCAP.

novo toyota yaris GA-B
Mais segurança. A plataforma GA-B é a base de toda a estrutura do novo Toyota Yaris, oferecendo um centro de gravidade mais baixo e uma rigidez torsional muito maior. Afinal esta é a base do próximo Yaris do mundial de ralis.

Sistema full-hybrid de quarta geração

O novo Toyota Yaris recorre à mais recente geração do sistema full-hybrid da Toyota, proporcionando ao Yaris uma maior economia de combustível, emissões mais baixas e uma capacidade superior de circular apenas com energia elétrica, a velocidades mais elevadas (até 130km/h) e durante mais tempo.

novo toyota yaris motor híbrido toyota
Pioneiro na eletrificação. O Toyota Yaris foi o primeiro modelo eletrificado no segmento dos utilitários, antecipando aquele que é o presente e o futuro do automóvel.

Em viagens urbanas, estudos recentes da marca demonstram que o novo Yaris pode circular até 80% do tempo em modo zero emissões, como um veículo 100% elétrico, mas sem preocupações com a carga extrema das baterias e com máxima tranquilidade.

A nova geração Toyota Yaris também responde às necessidades que os europeus mais procuram num automóvel utilitário. As preocupações com o custo, versatilidade, segurança e qualidade, sem esquecer a componente dinâmica, foram uma constante durante todo o desenvolvimento do Yaris.

Resultado? O novo Yaris além de eficiente e poupado em cidade, graças aos 116 cv da versão 1.5 Full Hybrid é também entusiasmante de conduzir em todas as situações. Mas para a derradeira expressão desportiva deste utilitário está reservada para o GR Yaris (Gazoo Racing).

Toyota GR Yaris
Dos ralis para a nossa garagem. Inspirado pelas conquistas da Toyota no Mundial de Ralis, nasceu o novo Toyota GR Yaris.

Não se deixem levar pelas dimensões compactas do GR Yaris. O mais recente desportivo da Toyota oferece tração integral e 261 cv de potência. Mas os seus motivos de interesse não se esgotam nos números. É o único desportivo do segmento com painéis em polímero reforçado com fibra de carbono e cuja produção assenta em procedimentos manuais. Tudo características que normalmente associamos a carros muito exclusivos ou a… supercarros.

Toyota GR Yaris
Para a produção deste «especial de homologação» a Toyota escolheu a fábrica de Motomachi, no Japão. A mesma fábrica onde, há quase uma década, era produzido o lendário Lexus LFA.

Mais espaço sem comprometer a versatilidade

O novo Toyota Yaris assume-se como um verdadeiro utilitário. Ágil em cidade, competente em estrada, faz uso da sua plataforma GA-B para maximizar o espaço a bordo.

novo toyota yaris cidade
Com menos de 4m, o Yaris é fácil de manobrar e estacionar na cidade. A maior distância entre os eixos assegura mais espaço interior e conforto.

Todo o interior foi pensado para simplificar a vida dos ocupantes. O formato dos bancos, o posicionamento do volante e a localização dos comandos teve em vista a facilidade e o conforto de utilização.

O sistema de infotainment, compatível com Apple Car Play e Android Auto, encontra-se posicionado no topo do tablier para melhorar a visibilidade sem tirar os olhos da estrada.

O novo Toyota Yaris é o primeiro modelo do segmento com um sistema de head-up display a cores.

Para quem procura mais espaço e versatilidade, estará disponível no próximo ano a versão Yaris Cross. Um SUV assente na mesma plataforma do Yaris, mas com aptidões fora de estrada e mais espaço interior.

Toyota Yaris Cross
A família Yaris está a crescer. A plataforma GA-B do Yaris vai dar vida a um novo SUV de Segmento B com motorização híbrida e um sistema de tração às 4 rodas herdado do RAV4.

Mais imagens do novo Toyota Yaris. FAZ SWIPE: