Desde 72 550 euros
Mercedes-Benz E 300 de Station (EQ Power). Ligámos o Diesel à corrente!
O Mercedes-Benz E 300 de Station é uma das versões mais interessantes da gama Classe E. Uma carrinha PHEV que combina um motor Diesel com um motor elétrico. O resultado está nas próximas linhas.

Só uma marca premium é que podia fazer isto. Associar um dispendioso motor Diesel a um igualmente dispendioso motor elétrico, para criar um híbrido plug-in Diesel.
Como sabem, os motores Diesel e os motores elétricos são as duas soluções mais dispendiosas da atualidade. O motor Diesel por causa dos sistemas de tratamento dos gases de escape (e não só) e os motores elétricos devido às baterias de que necessitam.
Pois bem, a Mercedes-Benz E 300 de Station tem estas duas soluções debaixo do capô. Um motor 2.0 Diesel (OM 654) com 194 cv e um motor elétrico com 122 cv, para uma potência total combinada de 306 cv e 700 Nm de binário máximo combinado.
VÊ TAMBÉM: Diesel purificado? Já conduzimos o renovado Classe E híbrido plug-in a gasóleo
Um casamento consumado pela conhecida caixa automática 9G-Tronic, que oferece uma excelente resposta a todas as solicitações. Seja numa toada calma ou num daqueles dias mais «curtos» em que olhamos mais vezes para o ponteiro do relógio do que para o velocímetro — o que desaconselhamos veemente. E graças à bateria de 13,4 kWh de capacidade, o híbrido plug-in da Mercedes-Benz consegue uma autonomia em modo elétrico de cerca de 50 km, tanto na versão limousine com nesta versão Station (carrinha).
Como é conduzir esta carrinha Diesel PHEV?
Não se deixem enganar pelo porte burguês desta Mercedes-Benz E 300 de Station. Apesar das dimensões e do peso, esta carrinha familiar executiva é capaz de colocar muitos desportivos em sentido num encontro fortuito num semáforo ou numa autoestrada.

Estamos a falar de um carrinha Diesel PHEV que é capaz de cumprir os 0-100 km/h em seis segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Mas apesar destes números nos transportarem para o universo das sensações fortes, a única sensação forte que temos a bordo desta carrinha é que viajamos com todo o conforto e segurança.
Dinamicamente, Mercedes-Benz E 300 de Station não faz mais do que a sua sua obrigação: responder a todos os nossos comandos de forma segura e decidida.

Poupança real. Em que condições?
Todas. Seja com as baterias carregadas antes de uma viagem, ou com as baterias sem carga para circular em modo 100% elétrico, a Mercedes-Benz E 300 de Station tem sempre um apetite moderado.

No modo elétrico é possível atingir uma velocidade máxima 130 km/h, o que não recomendamos se a intenção for estender ao máximo a carga da bateria. Contudo, no quotidiano — em percursos com cidade e algumas vias rápidas à mistura — é possível circular durante 50 km sem solicitar os préstimos do motor 2.0 Diesel.
Nas deslocações mais longas, apenas com recurso ao motor de combustão, ao mesmo ritmo, é possível alcançar médias abaixo dos 7 l/100 km. É uma excelente solução? É sem dúvida. Temos performance e economia de combustível. Mas por mais de 70 mil euros dificilmente será uma solução ao alcance de todos.
Quero ver mais imagens (faz SWIPE):


Preço
unidade ensaiada
Versão base: €72.550
IUC: €225
Classificação Euro NCAP:
- Motor
- Arquitectura: 4 cil. em linha + Motor elétrico
- Capacidade: 1950 cm3
- Posição: Longitudinal Dianteiro
- Carregamento: Motor de combustão: Inj. Dir. Common Rail, Turbo Geometria variável + intercooler; Motor elétrico: bateria de iões de lítio com 13,5 kWh
- Distribuição: 2 a.c.c.; 4 válv./cil. (16 v)
- Potência: Motor combustão: 194 cv às 3800 rpm; Motor elétrico: 122 cv; Potência máxima combinada: 306 cv.
- Binário: Motor de combustão: 400 Nm entre 1600-2800 rpm; Motor elétrico: 440 Nm às 2500 rpm; Binário máximo combinado: 700 Nm.
- Transmissão
- Tracção: Traseira
- Caixa de velocidades: Automática de 9 velocidades (conversor de binário)
- Capacidade e dimensões
- Comprimento / Largura / Altura: 4945 mm / 2065 mm / 1476 mm
- Distância entre os eixos: 2939 mm
- Bagageira: 480 litros
- Jantes / Pneus: FR: 245/45 R18 Y; TR: 275/40 R18
- Peso: 2145 kg
- Consumo e Performances
- Consumo médio: 1,3 l/100 km; Autonomia elétrica: 50 km.
- Emissões de CO2: 35 g/km (com bateria)
- Vel. máxima: 250 km/h
- Aceleração: 6,0s
-
Equipamento
- Sistema PRE-SAFE®
- Sistema de navegação em disco rígido
- Infotainment MBUX
- Caixa de Velocidades Automática 9G-TRONIC
- Suspensão AGILITY Control afinação conforto
- THERMATIC, Ar Condicionado Automático
- Alargadores em plástico dos guardalamas
- Pack ar condicionado
- Pack parking com câmara 360º
- Display Central 12.3"
- Forro do tejadilho em tecido preto
- MULTIBEAM LED
- Bancos dianteiros aquecidos
- Portão traseiro EASY PACK
- Carregamento wireless para smartphone
Avaliação
- Conforto;
- Qualidade de montagem;
- Design;
- Resposta do motor;
- Consumos.
- Volante multifunções pouco intuitivo;
- Degrau na bagageira devido à bateria;
- Peso do conjunto.
Mais artigos em Testes, Ensaio
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL