Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Apresentação

Audi SQ5 TDI renovado aposta na eficiência, mas continua tão rápido como dantes

Mais focado na eficiência, o renovado Audi SQ5 TDI viu a potência decrescer ligeiramente (6 cv), recebeu um reforço tecnológico e ainda um visual revisto.

Seguindo as pisadas dos Q5 “normais”, o Audi SQ5 TDI também se renovou e dá-se agora a conhecer.

No exterior as mudanças foram discretas e incluem uma grelha com um estilo revisto, novas entradas de ar verticais na dianteira e faróis redesenhados.

À frente estes recorrem à tecnologia LED (em opção podem ser em LED Matrix) e atrás os clientes podem optar por faróis com a tecnologia OLED.

VÊ TAMBÉM: O Audi Q5 foi renovado. O que mudou?
Audi SQ5 TDI

O que há de novo no interior?

Para começar, temos um novo sistema de infoentretenimento com um ecrã de 10,1” e o sistema MIB 3 que, segundo a Audi, tem 10 vezes mais capacidade de computação que o antecessor. Além disto, o SQ5 TDI conta com um painel de instrumentos digital de 12,3” com três estilos — Dynamic, Sport e Classic — e, em opção, pode ser equipado com um head-up display.

A completar tudo isto temos os habituais logótipos que nos relembram de que versão é esta e acabamentos em couro. Já em opção é possível instalar acabamentos em carbono ou preto piano.

Audi SQ5 TDI
VÊ TAMBÉM: Audi RS e-tron GT. Testámos o Audi de produção mais potente de sempre

As principais novidades estão debaixo do capô

Apesar de se manter fiel ao V6 com 3,0 l de capacidade, associado a um sistema mild-hybrid de 48 V, é no capítulo mecânico que encontramos as principais novidades desta renovação do SQ5 TDI.

Para começar e ao contrário do que é a norma, a potência decresceu, ainda que ligeiramente, passando dos anteriores 347 cv para 341 cv. Já o binário manteve-se inalterado nos 700 Nm que são entregues entre as 1750 rpm e as 3250 rpm. Estes números permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em 5,1s e alcançar os 250 km/h de velocidade máxima.

VÊ TAMBÉM: Perfil distinto para o novo Audi Q5 Sportback

Segundo a Audi, as alterações levadas a cabo no motor tiveram como objetivo não só torná-lo mais eficiente como permitiram ao motor ter uma desenvoltura acrescida desde regimes mais baixos.

Entre as mexidas encontram-se pistões em aço forjado em vez de alumínio para reduzir as perdas por calor e melhorar a eficiência da combustão, novos sensores dos injetores piezo e um novo intercooler.

Além disto, o coletor de escape passou a ter um melhor isolamento, o turbo também foi melhorado e o sistema mild-hybrid foi revisto para reduzir (ainda mais) o turbo-lag. Segundo a Audi, este sistema permite poupar até 0,7 l/100 km.

Audi SQ5 TDI
VÊ TAMBÉM: Audi R8 “Green Hell”. É assim que se comemoram cinco vitórias no Nürburgring

Quando chega e quanto vai custar?

Tal como acontecia até agora, o Audi SQ5 TDI está equipado com uma suspensão desportiva S que permite reduzir a altura ao solo em 30 mm e “calça” pneus 255/45 em jantes de 20”.

Em opção, o modelo alemão pode ser equipado com uma suspensão adaptativa a ar, com um diferencial traseiro desportivo e com jantes de 21”.

Audi SQ5 TDI
VÊ TAMBÉM: Novo Audi A3 Sportback. Melhor do que o Mercedes Classe A ou BMW Série 1?

Com chegada ao mercado alemão e a outros mercados europeus prevista para o primeiro trimestre de 2021, o renovado Audi SQ5 TDI vai custar na Alemanha a partir de 68 138 euros.

Quanto à data de chegada a Portugal e ao seu preço por cá, para já não temos quaisquer informações.

Sabe responder a esta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2

Mais artigos em Notícias