Notícias Audi SQ5 TDI renovado aposta na eficiência, mas continua tão rápido como dantes

Apresentação

Audi SQ5 TDI renovado aposta na eficiência, mas continua tão rápido como dantes

Mais focado na eficiência, o renovado Audi SQ5 TDI viu a potência decrescer ligeiramente (6 cv), recebeu um reforço tecnológico e ainda um visual revisto.

Audi SQ5 TDI

Seguindo as pisadas dos Q5 “normais”, o Audi SQ5 TDI também se renovou e dá-se agora a conhecer.

No exterior as mudanças foram discretas e incluem uma grelha com um estilo revisto, novas entradas de ar verticais na dianteira e faróis redesenhados.

À frente estes recorrem à tecnologia LED (em opção podem ser em LED Matrix) e atrás os clientes podem optar por faróis com a tecnologia OLED.

VÊ TAMBÉM: O Audi Q5 foi renovado. O que mudou?
Audi SQ5 TDI

O que há de novo no interior?

Para começar, temos um novo sistema de infoentretenimento com um ecrã de 10,1” e o sistema MIB 3 que, segundo a Audi, tem 10 vezes mais capacidade de computação que o antecessor. Além disto, o SQ5 TDI conta com um painel de instrumentos digital de 12,3” com três estilos — Dynamic, Sport e Classic — e, em opção, pode ser equipado com um head-up display.

A completar tudo isto temos os habituais logótipos que nos relembram de que versão é esta e acabamentos em couro. Já em opção é possível instalar acabamentos em carbono ou preto piano.

Audi SQ5 TDI
VÊ TAMBÉM: Audi RS e-tron GT. Testámos o Audi de produção mais potente de sempre

As principais novidades estão debaixo do capô

Apesar de se manter fiel ao V6 com 3,0 l de capacidade, associado a um sistema mild-hybrid de 48 V, é no capítulo mecânico que encontramos as principais novidades desta renovação do SQ5 TDI.

Para começar e ao contrário do que é a norma, a potência decresceu, ainda que ligeiramente, passando dos anteriores 347 cv para 341 cv. Já o binário manteve-se inalterado nos 700 Nm que são entregues entre as 1750 rpm e as 3250 rpm. Estes números permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em 5,1s e alcançar os 250 km/h de velocidade máxima.

VÊ TAMBÉM: Perfil distinto para o novo Audi Q5 Sportback

Segundo a Audi, as alterações levadas a cabo no motor tiveram como objetivo não só torná-lo mais eficiente como permitiram ao motor ter uma desenvoltura acrescida desde regimes mais baixos.

Entre as mexidas encontram-se pistões em aço forjado em vez de alumínio para reduzir as perdas por calor e melhorar a eficiência da combustão, novos sensores dos injetores piezo e um novo intercooler.

Além disto, o coletor de escape passou a ter um melhor isolamento, o turbo também foi melhorado e o sistema mild-hybrid foi revisto para reduzir (ainda mais) o turbo-lag. Segundo a Audi, este sistema permite poupar até 0,7 l/100 km.

Audi SQ5 TDI
VÊ TAMBÉM: Audi R8 “Green Hell”. É assim que se comemoram cinco vitórias no Nürburgring

Quando chega e quanto vai custar?

Tal como acontecia até agora, o Audi SQ5 TDI está equipado com uma suspensão desportiva S que permite reduzir a altura ao solo em 30 mm e “calça” pneus 255/45 em jantes de 20”.

Em opção, o modelo alemão pode ser equipado com uma suspensão adaptativa a ar, com um diferencial traseiro desportivo e com jantes de 21”.

Audi SQ5 TDI
VÊ TAMBÉM: Novo Audi A3 Sportback. Melhor do que o Mercedes Classe A ou BMW Série 1?

Com chegada ao mercado alemão e a outros mercados europeus prevista para o primeiro trimestre de 2021, o renovado Audi SQ5 TDI vai custar na Alemanha a partir de 68 138 euros.

Quanto à data de chegada a Portugal e ao seu preço por cá, para já não temos quaisquer informações.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2