Notícias Este é o 100º e último Pagani Huayra Roadster produzido

Apresentação

Este é o 100º e último Pagani Huayra Roadster produzido

Apresentado em 2017, a Pagani anunciou que seriam produzidos apenas 100 unidades do Huayra Roadster. Dito e feito. O 100º e último acabou de ser finalizado.

Pagany huayra Roadster

Foram precisos pouco mais de três anos até serem fabricados de forma meticulosa os 100 Pagani Huayra Roadster prometidos, cada um único, feito à medida de cada um dos seus clientes. O último, a centésima unidade, não é diferente.

Este muito especial Huayra Roadster — não o serão todos? — destaca-se por deixar exposta a fibra de carbono que dá forma à carroçaria, pelo uso de um muito contrastante amarelo no interior e ainda por detalhes como uma barbatana traseira, inspirada pelo Zonda Tricolore.

Mas melhor do que nós, só mesmo pela voz do seu novo dono, que nos leva a conhecer em mais detalhe o seu Huayra Roadster e o que o apaixonou na casa de Horacio Pagani:

VÊ TAMBÉM: Pagani Imola. A surpresa “hardcore” da Pagani para Genebra

Huayra Roadster

Apresentado no Salão de Genebra de 2017, meia dúzia de anos após o Huayra Coupé — do qual foram também feitas apenas 100 unidades —, o Huayra Roadster impressionou e até surpreendeu, acima de tudo, por ser mais leve que o modelo fechado.

E não é por pouco. São 80 kg de diferença entre as duas carroçarias e, para mais, a Pagani diz que é o modelo aberto o mais resistente à torção. Tal feito foi conseguido pela profunda revisão à estrutura do Huayra e pela aplicação de novos materiais, mas mesmo assim, surpreende o resultado que foi alcançado.

O que não mudou foi a escolha de “coração”. Por detrás dos dois ocupantes continuamos a ter o mesmo V12 de 6,0 l de capacidade twin turbo, dos mestres da AMG. No Huayra Roadster o V12 passou a debitar mais alguns cavalos; a potência passou de 730 cv para 764 cv, mas o valor de binário manteve-se idêntico: 1000 capazes-de-provocar-tremores-de-terra-Nm. Tudo transmitido apenas e só às rodas traseiras via uma caixa semi-automática de sete velocidades.

Um pouco mais potente, um pouco mais leve (1280 kg a seco), o Huayra Roadster dizima os 100 km/h em apenas 3,0s (e apenas duas rodas motrizes) e atinge os 370 km/h.

Entretanto, o dia 12 de novembro veio e passou e ainda estamos à espera do prometido Pagani Huayra R, que promete ser o mais radical dos Huayra, destinado, como o Zonda R, apenas aos circuitos:

TENS DE VER: Pagani Huayra R. O mais extremista dos Huayra terá um motor naturalmente aspirado