Design

E se o Fiat 126 regressasse como um citadino elétrico?

O estudo é dos italianos da MA-DE Studio, chama-se Fiat 126 Vision e vem-nos mostrar como poderia ser o regresso do Fiat 126 como um citadino 100% elétrico.

Talvez inspirada pelo sucesso que o regresso do Fiat 500 tem conhecido, os italianos da MA-DE Studio decidiram imaginar como poderia ser um 126 do século XXI e assim nasceu o Fiat 126 Vision.

Primeiro projeto de design de um automóvel do co-fundador do estúdio italiano, Andrea Della Vecchia, o 126 Vision resulta do trabalho conjunto deste com Giuseppe Cafarelli.

Esteticamente o 126 Vision não esconde as semelhanças com o modelo original, mantendo as linhas quadradas que o caracterizavam.

VÊ TAMBÉM: Fiat 500C Hybrid (2020). Agora é «mild-hybrid», faz diferença?

Ainda assim, não só este protótipo segue a tendência de crescimento que reina no mundo automóvel como adota faróis LED (tanto à frente como atrás).

Também seguindo a tendência do mundo automóvel atual, o reencarnado Fiat 126 seria um modelo elétrico, podendo para tal até recorrer à plataforma do novo Fiat 500. Isto se a marca planeasse produzi-lo, é claro.

O Fiat 126

Originalmente lançado em 1972 no Salão de Turim, o Fiat 126 surgiu com um objetivo muito claro: substituir o (muito) bem sucedido Fiat 500.

Produzido em diversos países (como a Áustria ou a Jugoslávia), o 126 teve na sua versão polaca, o Polski Fiat 126p, o seu mais longevo descendente, tendo este sido produzido até ao ano 2000.

VÊ TAMBÉM: Já conduzimos o novo Fiat 500, agora 100% elétrico. A “dolce vita” tem um preço

No total, foram produzidos quase 4,7 milhões de exemplares do pequeno Fiat que contou toda a sua vida com motores de dois cilindros com diversas cilindradas e níveis de potência.

E tu, gostavas que o Fiat 126 Vision fosse produzido pela marca italiana ou achas que para modelos da Fiat com visual retro já chega o 500? Deixa-nos a tua opinião nos comentários.

Sabes responder a esta?
Qual era a potência do Fiat Coupé 2.0 20v Turbo?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Lembras-te deste? Fiat Coupé 2.0 20v Turbo, o fim da linhagem

Mais artigos em Notícias