Notícias Silêncio. Ouve o novo 100% elétrico da Audi, o e-tron GT

Antevisão

Silêncio. Ouve o novo 100% elétrico da Audi, o e-tron GT

Antecipado em vários teaser, o novo Audi e-tron GT, 100% elétrico, já deu a conhecer como será a sua… sonoridade. Fica a saber mais sobre o novo elétrico da Audi.

Audi e.tron GT

Revelado como um concept há cerca de dois anos, o Audi e-tron GT está cada vez mais próximo da produção e por isso mesmo a marca alemã, em antecipação, divulgou alguns teaser do seu novo modelo 100% elétrico.

Com o arranque da produção agendado para o final do ano, o e-tron GT será o primeiro Audi elétrico a ser produzido na Alemanha. A fábrica escolhida é a de Neckarsulm, a mesma onde é produzido o Audi R8.

“Primo direito” do Porsche Taycan e rival do já habitual “alvo a abater” que é o Tesla Model S, os dados acerca do novo Audi e-tron GT continuam a estar envoltos no mais completo secretismo.

VÊ TAMBÉM: Novo Audi A3 Sportback. Melhor do que o Mercedes Classe A ou BMW Série 1?

Desta forma, a única coisa que temos são rumores. Estes indicam que o e-tron GT recorrerá a uma bateria com 96 kWh que poderá ser carregada até 350 kW e permitirá uma autonomia de cerca de 400 km em ciclo WLTP. Já a potência, segundo os mesmos rumores, andará na casa dos 582 cv.

Elétrico silencioso? Nem por isso

Além de nos ter revelado mais alguns detalhes do Audi e-tron GT em várias fotos-espia oficiais, a marca alemã decidiu divulgar o som do seu novo elétrico.

Designado e-sound pela Audi, o som emitido pelo novo e-tron GT vai além daquele que é obrigatório para alertar os peões da presença de um carro elétrico conhecido como Acoustic Vehicle Alerting System (AVAS).

VÊ TAMBÉM: 400 funcionários da Audi “emprestados” à Porsche para aumentar a produção do Taycan

Desta forma, na dianteira do carro temos um altifalante que emite o som do AVAS. Já na traseira, o Audi e-tron GT poderá contar, opcionalmente, com um outro altifalante de grandes dimensões.

A este segundo altifalante juntam-se mais dois altifalantes no interior que, segundo a Audi, permitem uma “experiência sonora emocional”. Graças a duas unidades de controlo o som vai sendo sempre remasterizado com base na velocidade ou a carga de acelerador. Já a intensidade do som pode ser ajustada através do sistema Audi drive select.

Audi e.tron GT
Neste esquema a Audi explica um pouco melhor como funciona o “sistema de som” do Audi e-tron GT.

No total, a Audi afirma que este sistema conta com 32 elementos de som diferentes.

Qual o resultado de todo este aparato? A Audi deixou-nos uma amostra:

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Mitsubishi i-MIEV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

11 anos depois Mitsubishi desliga a ficha ao i-MIEV
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

11 anos depois Mitsubishi desliga a ficha ao i-MIEV