Notícias Estes 4 “flaps” no Lamborghini Sián são controlados por “molas inteligentes”

Arranque a Frio

Estes 4 “flaps” no Lamborghini Sián são controlados por “molas inteligentes”

Os Sián não só foram os primeiros Lamborghini hibridizados, como recorrem a "molas inteligentes" para ajudar a manter o V12 à temperatura ideal.

Lamborghini Sián LSMS

Obviamente que as molas em si não são “inteligentes”, mas são feitas com um… material inteligente, neste caso uma liga metálica com efeito de memória de forma. Ou seja, após sofrerem uma deformação (esticarem), estas molas conseguem regressar à sua forma original, como se nada tivesse acontecido.

São uma das partes do LSMS ou Lamborghini Smart Material System, um intrigante sistema estreado nos Sián FKP 37 e Sián Roadster, que ajuda a extrair o calor acumulado no compartimento do enorme 6.5 V12 de 785 cv.

Intrigante porque as quatro abas articuladas (flaps) que abrem e fecham por via das “molas inteligentes” não necessitam de atuadores elétricos ou hidráulicos operados eletronicamente para funcionarem, sendo um sistema totalmente autónomo.

VÊ TAMBÉM: O que escondem os números de Lamborghini Sián a produzir?

O que as faz esticar ou contrair é apenas a temperatura no compartimento do V12. Ou seja, quando a temperatura atinge um determinado valor, a estrutura química das molas altera-se e elas esticam, abrindo os flaps. Com o baixar da temperatura, as molas voltam ao estado inicial e os flaps fecham.

Vejam o LSMS funcionar:

"Ajuda a poupar peso porque não precisa de atuação hidráulica, elétrica ou mecânica. O sistema é completamente autónomo sem o uso de eletrónica."

Ugo Riccio, chefe de aerodinâmica dos Lamboghini Sián

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quantas gerações o Toyota Yaris teve?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mais poupado e mais dinâmico. Já conduzimos o ambicioso Toyota Yaris Hybrid