Notícias A carta verde do seguro… deixou de ser verde

Seguro

A carta verde do seguro… deixou de ser verde

A partir de 1 de julho o Certificado Internacional de Seguro Automóvel mudou de cor. Assim, a famosa carta verde passou a ser… branca.

carta verde seguro

A notícia foi avançada pela Deco Proteste e dá conta que desde o dia 1 de julho o Certificado Internacional de Seguro Automóvel (aka carta verde) passou a ser impresso num papel branco.

Assim sendo, segundo adianta o site da Deco Proteste, a única parte do documento que comprova que temos o seguro em dia, e que continua a ser verde, é o dístico destacável que temos de ter no vidro.

De acordo com a Deco Proteste, esta mudança de cor do papel no qual o documento é impresso tem motivado algumas dúvidas junto dos condutores. Afinal a carta verde ainda é legal?

VÊ TAMBÉM: Posso conduzir um carro registado no nome de outra pessoa?

Carta verde é ilegal?

Não, a carta verde não é ilegal. Afinal de contas, apenas a partir de 1 de julho é que o Certificado Internacional de Seguro Automóvel passou a ser impresso em papel branco.

Assim, a Deco Proteste afirma que os documentos emitidos antes desta data serão válidos até à data da renovação do seguro automóvel.

Já no caso das apólices de seguro trimestrais ou semestrais, as cartas verdes emitidas após 1 de julho passarão também a ser brancas.

Porque mudou?

Por detrás da decisão de alterar a cor do papel no qual é impresso o Certificado Internacional de Seguro Automóvel está uma razão muito simples: simplificar processos.

É que desta forma o documento pode ser enviado por e-mail e a preto e branco, podendo ser facilmente impresso pelo tomador do seguro.

Desta forma, as seguradoras conseguem também contornar situações de extravio da carta verde nos correios ou de atraso na sua entrega.

Já tem base legal

Autorizada desde 1 de julho pelo “Serviço Nacional de Seguros Português”, a emissão do Certificado Internacional de Seguro Automóvel (aka carta verde) em papel branco foi agora oficializada em Diário da República na Portaria n.º 234/2020 publicada a 8 de outubro.

Fonte: Deco Proteste

Atualizado a 9 de outubro às 9h37 — Foi adicionada a portaria publicada em Diário da República que confirma a impressão do Certificado de Seguro Internacional de Seguro Automóvel em papel branco

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Porsche 911 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche 911 Turbo. Mais potente e rápido, e já sabemos quanto custa