Segurança rodoviária

Posso conduzir em tronco nu? O que diz a lei

Uma questão tão sazonal como o próprio verão e normalmente acompanhada por outra referente ao calçado. Mas afinal é ou não proibido conduzir em tronco nu?

Depois de há uns anos termos dissipado as dúvidas acerca da possível proibição de conduzir de chinelos, hoje respondemos a outra questão: é ou não proibido conduzir em tronco nu?

Prática muito habitual nos meses de verão e depois de longos dias de praia, será que conduzir em tronco nu dá direito a multa? Ou essa ideia é apenas mais um mito urbano?

Tal como no que diz respeito à questão relativa a conduzir de chinelos, neste caso a resposta é muito simples: não, não é proibido conduzir em tronco nu.

VÊ TAMBÉM: Transporte de crianças no automóvel: tudo o que precisas de saber

Como já tínhamos referido anteriormente, “o Código da Estrada não determina que tipo de vestuário e de calçado pode ser usado durante a condução”.

Assim, a única coisa que é obrigatório fazer quando se conduz sem uma camisola vestida é… usar o cinto de segurança.

Para dissipar quaisquer dúvidas, a própria Guarda Nacional Republicana fez uma publicação na sua página de Facebook onde responde, precisamente, a esta questão e relembra a obrigatoriedade do cinto de segurança:

É seguro?

Bem… essa avaliação parte, no fundo, de cada indivíduo. Ainda assim, não podemos deixar de relembrar que ao conduzir em tronco nu e com o cinto de segurança, em caso de acidente este poderá causar mais facilmente lesões cutâneas do que se o condutor tiver uma camisola vestida.

Sabes responder a esta?
Porque outro nome foi conhecido o Fiat Cinquecento Sport?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Lembras-te deste? Fiat Cinquecento Sport (mas só em Portugal)

Mais artigos em Autopédia