Autopédia Posso conduzir em tronco nu? O que diz a lei

Segurança rodoviária

Posso conduzir em tronco nu? O que diz a lei

Depois de um dia de praia, muitos nem vestem a t-shirt no regresso a casa de carro. Mas afinal é ou não proibido conduzir em tronco nu?

Depois de termos dissipado as dúvidas acerca da possível proibição de conduzir de chinelos, hoje respondemos a outra questão: é ou não proibido conduzir em tronco nu?

Prática muito habitual nos meses de verão, sobretudo após um longo dia de praia, será que conduzir em tronco nu dá direito a multa? Ou é apenas mais um mito urbano?

Tal como no que diz respeito à questão relativa a conduzir de chinelos, neste caso a resposta é muito simples: não, não é proibido conduzir em tronco nu.

VÊ TAMBÉM: Transporte de crianças no automóvel. Tudo o que precisa de saber

Como já tínhamos referido anteriormente, “o Código da Estrada não determina que tipo de vestuário e de calçado pode ser usado durante a condução”.

Assim, a única coisa que é obrigatório fazer quando se conduz sem uma camisola vestida é… usar o cinto de segurança.

Para dissipar quaisquer dúvidas, a própria Guarda Nacional Republicana fez uma publicação na sua página de Facebook onde responde, precisamente, a esta questão e relembra a obrigatoriedade do cinto de segurança:

É seguro?

Bem… essa avaliação parte, no fundo, de cada indivíduo. Ainda assim, não podemos deixar de relembrar que ao conduzir em tronco nu e com o cinto de segurança, em caso de acidente este poderá causar mais facilmente lesões cutâneas do que se o condutor tiver uma camisola vestida.

Sabe esta resposta?
Porque outro nome foi conhecido o Fiat Cinquecento Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Fiat Cinquecento Sport (mas só em Portugal)