Drag Race

Todos V8, todos naturalmente aspirados: RS 4 Avant, C 63 AMG, M3. Qual o mais rápido?

Não foi há tanto tempo assim que os Audi RS 4 Avant, Mercedes-Benz C 63 AMG e BMW M3 estavam apenas equipados com V8 naturalmente aspirados.

Realmente não passou tanto tempo assim, mas parece que foi há uma eternidade. Os antecessores dos atuais Audi RS 4 Avant, Mercedes-AMG C 63 e BMW M3 recorriam todos eles a motores V8 naturalmente aspiradosnem um turbo à vista…

Esqueçam as bandas sonoras pro-regulamentos e geradas de forma artificial. Venha lá o ruído ribombante — sobretudo no caso do C 63 —, e também estridente — RS 4 Avant e M3 ultrapassam as 8000 rpm — dos três V8 naturalmente aspirados.

A Carwow, talvez atacada por algum sentimento nostálgico, reuniu para a sua mais recente drag race a geração B8 da RS 4 Avant, a geração W204 do C 63 AMG e a geração E90 do M3.

VÊ TAMBÉM: Há um Toyota Carina II pendurado no Estádio do Dragão. Porquê?
audi rs 4 avant b8 vs mercedes-benz c63 AMG W204 vs BMW M3 E90

Tal como hoje em dia, é o motor do C 63 AMG que se destaca. Ainda é o único do grupo que mantém hoje um V8 — também o V8 parece estar de despedida na próxima geração —, mas na altura era ele que detinha o maior V8 de todos: 6208 cm3. Bem mais que os 4163 cm3 da RS 4 Avant ou os 3999 cm3 do M3. E o som? O som… é aquele que mais se aproximava de um furioso trovão.

Podia ser o que fazia menos rotação (6800 rpm), mas era o mais potente, com 467 cv e ao ter tantos centímetros cúbicos, o que tem mais binário, 600 Nm. A RS 4 Avant respondia com 450 cv e 430 Nm, e é a única a ter o auxílio da tração integral (o que faz dela a mais pesada), o que lhe pode dar uma vantagem crucial no arranque. O M3 com 420 cv e 400 Nm é o que tem os números mais baixos, mas é também o mais leve. Todos eles estão equipados com caixas automáticas — dupla embraiagem no caso da Audi e BMW, conversor de binário no caso do Mercedes.

Será que é como que os americanos dizem “there’s no replacement for displacement” (algo como não há substituto para os centímetros cúbicos) e veremos o C 63 AMG levar os seus rivais de vencida neste incomum confronto de V8 naturalmente aspirados?


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Mais artigos em Notícias