Hot Hatch

Novo Golf GTI retira 3,9s por volta ao “velho” GTI na pista de testes da Volkswagen

O novo Volkswagen Golf GTI revela ser um hot hatch mais rápido em circuito que o antecessor, apesar de manter a potência. Que segredos esconde?

O novo Volkswagen Golf GTI conseguiu retirar 3,9s ao tempo por volta ao antecessor numa das pistas de testes (um estreito circuito de 3,3 km de extensão) do complexo de Ehra-Lessien — na sua longa reta vimos o Chiron atingir 483 km/h —, propriedade do grupo alemão. Um valor surpreendente, considerando que o novo GTI recorre ao mesmo hardware básico do anterior GTI.

O hot hatch recorre na mesma à MQB e ao EA888 — quatro cilindros em linha, 2.0 l de capacidade, turbo —, aqui com 245 cv, potência idêntica ao Golf GTI Performance, o antecessor, que tivemos oportunidade de testar.

Na unidade que vemos no vídeo, o GTI está equipado com a DSG de sete velocidades (caixa de dupla embraiagem), mas pode ser equipado (ainda) com uma transmissão manual de seis velocidades — por enquanto tudo igual ao antecessor.

TENS DE VER: GTI, GTD e GTE. Volkswagen leva os Golf mais desportivos a Genebra
2020 Volkswagen Golf GTI
O Golf GTI tem várias combinações jantes/pneus disponíveis

Onde é que o novo Golf GTI foi “buscar” 3,9s?

Acreditamos que não tenha sido apenas pelo talento do piloto de testes que vemos no vídeo, Benjamim Leuchter. Ao ter a mesma potência do antecessor e sem perdas de massa expressivas, as culpas têm de recair no chassis para os ganhos reportados em performance.

Este foi revisto de “alto a baixo”, tanto ao nível de hardware como software. Começando pela frente passa a haver uma nova sub-estrutura em alumínio que retira 3 kg ao eixo dianteiro. A suspensão mantém o esquema do antecessor, Macpherson à frente e esquema multibraços atrás, além da suspensão passiva existe a opção da suspensão adaptativa.

A suspensão passa a ser mais firme em 5% à frente e 15% atrás em comparação com o Golf 7 GTI. E não se trata apenas de molas mais firmes. A Volkswagen diz tê-las reconfigurado em grande parte com a adoção de novos casquilhos para os braços da suspensão, novos batentes, além das novas molas à frente, molas auxiliares atrás e amortecedores.

2020 Volkswagen Golf GTI

Os pneus são sempre um ponto vital para melhorar a performance de um veículo. Não sabemos qual o conjunto pneu/jante usado neste teste — a Volkswagen refere apenas que para efeitos de comparação, foram apenas usados os pneus de verão —, mas há muito por onde escolher. O novo Volkswagen Golf GTI pode ser equipado com três tamanhos de jantes: 17″, 18″ (dois modelos) e 19″ (dois modelos).

Para cada tamanho, há também várias opções de “borracha”. Bridgestone Turanza 005 e Goodyear Eagle F1 Asy para as de 17″; Bridgestone Potenza S005 e Goodyear Eagle F1 Super Sport para as de 18″; e por fim, os mesmos Bridgestone Potenza S005 e Goodyear Eagle F1 Super Sport para as de 19″, e ainda os Hankook Ventus S1 Evo 3 e os super-aderentes Michelin Pilot Sport Cup 2.

Volkswagen Golf GTI
Debaixo do capot do Golf GTI encontramos o EA888, o 2.0 TSI com 245 cv.
VÊ TAMBÉM: Volkswagen Golf GTI TCR em vídeo. O melhor GTI de sempre?

Bits e bytes…

A direção é também mais direta (2,1 voltas de topo a topo), e agora vem com rácio variável, obrigando a uma nova calibração do seu software. Também o sistema de travagem recebeu um novo cilindro mestre e o pedal do travão foi recalibrado na sua ação, a prometer superior sensibilidade e modularidade.

Volkswagen Golf GTI 2020

O diferencial dianteiro autoblocante eletrónico (VAQ) encontra-se também presente e trabalha em conjunto com o controlo de estabilidade (ESP), influenciando a forma como o novo Volkswagen Golf GTI se comporta. A suspensão adaptativa… adapta-se 200 vezes por segundo.

Os modos de condução também foram totalmente revistos e há cinco à escolha: Eco, Comfort, Sport, Snow (Neve) e Individual. A adicionar a estes, o ESP também permite três opções: regular, Sport e… Off. O modo Individual ganha destaque, permitindo ao condutor escolher entre 15 configurações num novo slider digital, variando entre as configurações no modo Comfort e Sport.

Volkswagen Golf GTI 2020

O piloto de testes Benjamin Leuchter refere que o nível Sport mais elevado é o melhor para… drifts — claro que sendo um tração dianteira, os drifts resumir-se-ão à ação de uma mais móvel traseira à entrada das curvas…

As alterações efetuadas traduzem-se num ganho aproximado de quatro segundos por volta na pista de testes da Volkswagen. Fica por saber é como se traduzem na qualidade da experiência de condução, na estrada. Uma resposta que esperamos trazer-te o mais rápido possível…


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabes responder a esta?
Qual a potência máxima combinada da Volkswagen Passat Variant GTE?

Mais artigos em Notícias