Notícias Novo Golf GTI retira 3,9s por volta ao “velho” GTI na pista de testes da Volkswagen

Hot Hatch

Novo Golf GTI retira 3,9s por volta ao “velho” GTI na pista de testes da Volkswagen

O novo Volkswagen Golf GTI revela ser um hot hatch mais rápido em circuito que o antecessor, apesar de manter a potência. Que segredos esconde?

Volkswagen Golf GTI Ver vídeo

O novo Volkswagen Golf GTI conseguiu retirar 3,9s ao tempo por volta ao antecessor numa das pistas de testes (um estreito circuito de 3,3 km de extensão) do complexo de Ehra-Lessien — na sua longa reta vimos o Chiron atingir 483 km/h —, propriedade do grupo alemão. Um valor surpreendente, considerando que o novo GTI recorre ao mesmo hardware básico do anterior GTI.

O hot hatch recorre na mesma à MQB e ao EA888 — quatro cilindros em linha, 2.0 l de capacidade, turbo —, aqui com 245 cv, potência idêntica ao Golf GTI Performance, o antecessor, que tivemos oportunidade de testar.

Na unidade que vemos no vídeo, o GTI está equipado com a DSG de sete velocidades (caixa de dupla embraiagem), mas pode ser equipado (ainda) com uma transmissão manual de seis velocidades — por enquanto tudo igual ao antecessor.

TENS DE VER: GTI, GTD e GTE. Volkswagen leva os Golf mais desportivos a Genebra
2020 Volkswagen Golf GTI
O Golf GTI tem várias combinações jantes/pneus disponíveis

Onde é que o novo Golf GTI foi “buscar” 3,9s?

Acreditamos que não tenha sido apenas pelo talento do piloto de testes que vemos no vídeo, Benjamim Leuchter. Ao ter a mesma potência do antecessor e sem perdas de massa expressivas, as culpas têm de recair no chassis para os ganhos reportados em performance.

Este foi revisto de “alto a baixo”, tanto ao nível de hardware como software. Começando pela frente passa a haver uma nova sub-estrutura em alumínio que retira 3 kg ao eixo dianteiro. A suspensão mantém o esquema do antecessor, Macpherson à frente e esquema multibraços atrás, além da suspensão passiva existe a opção da suspensão adaptativa.

A suspensão passa a ser mais firme em 5% à frente e 15% atrás em comparação com o Golf 7 GTI. E não se trata apenas de molas mais firmes. A Volkswagen diz tê-las reconfigurado em grande parte com a adoção de novos casquilhos para os braços da suspensão, novos batentes, além das novas molas à frente, molas auxiliares atrás e amortecedores.

2020 Volkswagen Golf GTI

Os pneus são sempre um ponto vital para melhorar a performance de um veículo. Não sabemos qual o conjunto pneu/jante usado neste teste — a Volkswagen refere apenas que para efeitos de comparação, foram apenas usados os pneus de verão —, mas há muito por onde escolher. O novo Volkswagen Golf GTI pode ser equipado com três tamanhos de jantes: 17″, 18″ (dois modelos) e 19″ (dois modelos).

Para cada tamanho, há também várias opções de “borracha”. Bridgestone Turanza 005 e Goodyear Eagle F1 Asy para as de 17″; Bridgestone Potenza S005 e Goodyear Eagle F1 Super Sport para as de 18″; e por fim, os mesmos Bridgestone Potenza S005 e Goodyear Eagle F1 Super Sport para as de 19″, e ainda os Hankook Ventus S1 Evo 3 e os super-aderentes Michelin Pilot Sport Cup 2.

Volkswagen Golf GTI
Debaixo do capot do Golf GTI encontramos o EA888, o 2.0 TSI com 245 cv.
VÊ TAMBÉM: Volkswagen Golf GTI TCR em vídeo. O melhor GTI de sempre?

Bits e bytes…

A direção é também mais direta (2,1 voltas de topo a topo), e agora vem com rácio variável, obrigando a uma nova calibração do seu software. Também o sistema de travagem recebeu um novo cilindro mestre e o pedal do travão foi recalibrado na sua ação, a prometer superior sensibilidade e modularidade.

Volkswagen Golf GTI 2020

O diferencial dianteiro autoblocante eletrónico (VAQ) encontra-se também presente e trabalha em conjunto com o controlo de estabilidade (ESP), influenciando a forma como o novo Volkswagen Golf GTI se comporta. A suspensão adaptativa… adapta-se 200 vezes por segundo.

Os modos de condução também foram totalmente revistos e há cinco à escolha: Eco, Comfort, Sport, Snow (Neve) e Individual. A adicionar a estes, o ESP também permite três opções: regular, Sport e… Off. O modo Individual ganha destaque, permitindo ao condutor escolher entre 15 configurações num novo slider digital, variando entre as configurações no modo Comfort e Sport.

Volkswagen Golf GTI 2020

O piloto de testes Benjamin Leuchter refere que o nível Sport mais elevado é o melhor para… drifts — claro que sendo um tração dianteira, os drifts resumir-se-ão à ação de uma mais móvel traseira à entrada das curvas…

As alterações efetuadas traduzem-se num ganho aproximado de quatro segundos por volta na pista de testes da Volkswagen. Fica por saber é como se traduzem na qualidade da experiência de condução, na estrada. Uma resposta que esperamos trazer-te o mais rápido possível…


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada da Volkswagen Passat Variant GTE?