Notícias Entregas suspensas dos novos Golf e Octavia. Culpem os “bugs” de software

Indústria

Entregas suspensas dos novos Golf e Octavia. Culpem os “bugs” de software

Problemas no software usados no novo Golf e Octavia obrigam a suspender as entregas dos novos modelos. No entanto, a Volkswagen parece já ter solução.

Skoda Octavia ecall

Foram encontrados problemas no software dos novos Volkswagen Golf e Skoda Octavia que afetam o correto funcionamento do sistema eCall, o sistema de ativação dos serviços de urgência, obrigatórios em todos os automóveis comercializados na União Europeia desde o final de março de 2018.

De início os problemas foram detetados em várias unidades do novo Volkswagen Golf — não se sabe ainda ao certo quantas é que estão afetadas —, mas entretanto a Skoda também já suspendeu as entregas do novo Octavia pelos mesmos motivos. Por enquanto nem a Audi nem a SEAT, que partilham a mesma base técnica do Golf/Octavia com os, respetivamente, A3 e Leon, avançaram com medidas idênticas.

A Volkswagen emitiu um comunicado oficial, o qual clarifica o problema , assim como a ação já tomada para a sua resolução:

“No decurso de investigações internas, determinamos que os unidades individuais do Golf 8 podem transmitir dados não confiáveis do software na unidade de controlo da unidade de conectividade online (OCU3). Como resultado, a funcionalidade total do eCall (assistente de chamada de emergência) não pode ser garantida. (…) Consequentemente, a Volkswagen parou imediatamente as entregas do Golf 8. Em conversações com as autoridades responsáveis, revimos o procedimento adicional necessário para os veículos afetados — em particular, uma decisão sobre um recall e uma ação corretiva via atualização de software pela KBA (Autoridade Federal para os Transportes Rodoviários), na Alemanha, está pendente nos próximos dias. ”

VÊ TAMBÉM: Novo Golf GTI retira 3,9s por volta ao “velho” GTI na pista de testes da Volkswagen
Volkswagen Golf 8

Atualizar é preciso

A solução passará, naturalmente, por uma atualização de software. Fica apenas por saber se é necessário uma deslocação a um centro de assistência ou se será possível fazê-lo remotamente (over the air), uma funcionalidade que passou a estar disponível nesta nova geração dos Golf, Octavia, A3 e Leon.

Apesar da suspensão da entrega de novos veículos, a produção do novo Volkswagen Golf e Skoda Octavia continuam, na medida do possível — todos os construtores ainda se debatem com os efeitos das paragens forçadas devido ao Covid-19.

Skoda Octavia 2020
Novo Skoda Octavia

As unidades entretanto produzidas ficarão temporariamente parqueadas à espera de receber a atualização de software antes de serem enviadas para os seus destinos de entrega.

Não é a primeira vez que a Volkswagen se debate com problemas de software. Também surgiram, não faz muito tempo, relatos sobre problemas no software usado pelo ID.3, o primeiro elétrico derivado da MEB (plataforma dedicada a elétricos). A Volkswagen, no entanto, mantém a data de lançamento inicialmente prevista do seu elétrico para o início do verão.

Fontes: Der Spiegel, Diariomotor, Observador.