Tecnologia

Porsche clássicos com info-entretenimento moderno? Já é possível

A partir de agora, os Porsche clássicos também podem contar com um sistema de info-entretenimento moderno. Fica a conhecer o PCCM e o PCCM Plus.

Depois de já verem garantidas algumas peças graças à impressão 3D, os Porsche clássicos receberam mais um “miminho” por parte dos engenheiros de Estugarda.

Desta vez, a Porsche seguiu o exemplo dado pela Jaguar Land Rover Classic há uns anos e criou um sistema de info-entretenimento para os seus modelos clássicos.

Os Porsche clássicos, dependendo do modelo e do ano, passam a ter à sua disposição dois sistemas: o Porsche Classic Communication Management (PCCM) ou o Porsche Classic Communication Management Plus (PCCM Plus).

VÊ TAMBÉM: Esquece a tecnologia. Conduzimos o Porsche 356 Outlaw da Sportclasse
Porsche rádio classicos
Até as caixas destes sistemas de info-entretenimento têm um toque retro.

O PCCM…

Desenhado para ser instalado em modelos com rádios com dimensões 1-DIN ou 2-DIN, o PCCM é aplicável a praticamente todos os Porsche 911 desde os anos 60 até ao início dos anos 90, ou seja, a geração 993 do 911.

Equipado com Apple CarPlay, Bluetooth, entradas USB e AUX, capaz de receber um cartão SD e captar estações de rádio digitais, o PCCM conta ainda com sistema de navegação.

Porsche rádio classicos

Com um ecrã de 3,5” (o espaço disponível não dá para mais) sensível ao toque, o PCCM conta ainda com seis teclas de atalho e dois comandos rotativos para navegar pelos menus.

Também aplicável a alguns dos primeiros Porsche clássicos de motor dianteiro e central (como o 914), o PCCM está disponível a partir dos 1439,89 euros.

VÊ TAMBÉM: A primeira vez ao volante de um «air-cooled»

… e o PCCM Plus

Se o PCCM se destina aos Porsche clássicos mais antigos, o PCCM Plus é a resposta aos proprietários dos Porsche 911 (996) e Boxster (986).

VÊ TAMBÉM: Porsche: “não consideramos a Tesla um rival direto”
Porsche rádio classicos

Com um ecrã de 7” de alta resolução, o PCCM Plus é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, tendo ainda entradas USB, AUX, Bluetooth e pode também alojar cartões SD.

Com sistema de navegação incorporado, o PCCM Plus está disponível a partir de 1606,51 euros. Tal como o PCCM, pode ser adquirido num centro Porsche ou na loja online da Porsche Classic.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabes responder a esta?
Em que ano surgiu o primeiro Porsche 911 GT3?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Lembras-te deste? Porsche 911 GT3, o alvo a abater

Mais artigos em Notícias