Glórias do Passado
Lembras-te deste? Peugeot 505 Dangel 4×4 para todo o terreno
Numa época em que o conceito SUV ainda não tinha sido inventado, já havia uma Peugeot 505 Dangel 4x4 a desafiar jipes, ribeiros, valas e montes. Vamos recordá-la?

Estávamos em 1980. Quem queria um veículo familiar com aptidões todo o terreno só tinha à sua escolha um modelo: o exclusivo Range Rover. Foi a pensar nessa lacuna que o francês Henry Dangel criou uma empresa com o seu nome. Objetivo da Dangel? Converter veículos de tração traseira da marca francesa Peugeot em veículos 4X4. Um desses veículos foi a carrinha do Peugeot 505, rebatizada Peugeot 505 Dangel 4×4.
De resto, a Dangel ainda hoje mantém uma ligação estreita com a Peugeot — ainda continua a transformar modelos da marca (e não só) como a Peugeot Partner, e foi ela quem desenvolveu o sistema de tração integral da Rifter 4×4 Concept.
Em Portugal, as versões «normais» as carrinhas do 505 foram um enorme sucesso de vendas. Os portugueses renderam-se às Peugeot 505 porque eram fiáveis, confortáveis, espaçosas, tinham um design apelativo e uma altura ao solo suficiente para enfrentar algumas incursões fora de estrada.

No entanto, haviam quem necessitasse de maior capacidade de tração. Aceder a locais apenas acessíveis a veículos com tração integral e simultaneamente viajar confortavelmente em estrada.
Foi com esses clientes em mente que Henry Dangel criou as primeiras Peugeot 504 e 505 com tração às quatro rodas. Estima-se que, ao todo, a Dangel tenha produzido cerca de 5000 unidades de carrinhas Peugeot 504 e 505.
Peugeot 505 Dangel 4×4 também em Portugal
A Peugeot 505 Dangel 4×4 com matrícula portuguesa — na imagem de destaque do artigo — é um desses exemplos:

Como podem ver, além de três filas de bancos e muito espaço interior, a Peugeot 505 Dangel 4×4 também era um veículo todo o terreno muito competente.
Equipada com um motor 2.0 litros a gasolina e 108 cv, era suficiente para colocar em sentido alguns todo o terreno da época e envergonhar a maioria dos SUV modernos.

Estas imagens foram amavelmente cedidas pelo grupo de Facebook “Ourém nas 24 Horas TT – Vila de Fronteira – Lynxport”. Um grupo de apaixonados pelo todo o terreno que partilham através do Facebook memórias das «romarias» que ainda hoje levam milhares de aficionados até à Vila de Fronteira — sabe mais sobre esta prova aqui.
A NÃO PERDER: Ford Ranger RAPTOR Bi-Turbo. Levada ao LIMITE! (vídeo)Mais artigos da rubrica «Lembras-te deste?»:
NOTA | Queres ajudar-nos? Sobre esta Peugeot 505 Dangel 4×4 portuguesa, já tentámos obter mais informações sobre o seu paradeiro, porém sem sucesso. Dava um excelente conteúdo para o nosso Canal de YouTube, não achas? Se souberes onde ela está — se é que ainda existe… — entra em contacto connosco.
Mais artigos em Clássicos
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL