Notícias Camiões e autocarros fuel cell a hidrogénio? Daimler e Volvo unem esforços para que aconteça

Indústria

Camiões e autocarros fuel cell a hidrogénio? Daimler e Volvo unem esforços para que aconteça

Focadas em procurar alternativas aos combustíveis fósseis, a Daimler Truck AG e a Volvo Group decidiram unir esforços e criaram uma nova joint venture.

Camiões Mercedes e Volvo

A Daimler Truck AG e a Volvo Group decidiram unir esforços para desenvolver e produzir sistemas fuel cell destinados a veículos pesados.

Deste acordo deverá nascer uma joint venture detida em 50/50 por ambas as empresas, sendo que a Volvo deverá adquirir 50% da joint venture mediante o pagamento de 600 milhões de euros.

Uma tecnologia com futuro, mas à espera de mais investimento

Para Martin Daum, Chairman do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG, este acordo com a Volvo Group “é um marco no esforço por trazer camiões e autocarros movidos a fuel cell para as estradas”.

VÊ TAMBÉM: Mais focada. Volvo cria empresa para acelerar desenvolvimento da condução autónoma

Já o CEO do Volvo Group, Martin Lundstedt, afirmou: “A eletrificação dos transportes rodoviários é um elemento chave (…) para uma Europa e um mundo neutros em carbono. Usar a tecnologia fuel cell em camiões é uma parte importante do puzzle e um complemento aos veículos elétricos a bateria e aos combustíveis renováveis”.

Ainda acerca desta joint-venture, Lundstedt ressalvou “combinar a experiência do Volvo Group e da Daimler nesta área para acelerar o desenvolvimento é bom para os clientes e para a sociedade como um todo. Com esta joint venture mostramos que acreditamos nas células de combustível a hidrogénio para os veículos comerciais”.

Por fim, o CEO do Volvo Group avisou ainda: “Para esta visão se tornar realidade, outras empresas e instituições terão de apoiar e contribuir para o desenvolvimento desta tecnologia, até para criar as infraestruturas necessárias”.

VÊ TAMBÉM: Combustíveis sintéticos podem ser alternativa aos elétricos? A McLaren diz que sim
Volvo e Daimler joint-venture

Os objetivos por detrás do negócio

Para já, o acordo assinado entre a Daimler Truck AG e a Volvo Group é apenas preliminar, com ambas as empresas a contarem ter o acordo final assinado antes do final do ano.

O objetivo desta joint venture entre a Daimler Truck AG e a Volvo Group passa por, a partir da segunda metade da década que se avizinha, oferecer veículos pesados equipados com tecnologia fuel cell.

Para além do uso desta tecnologia em veículos pesados, a joint venture entre a Daimler Truck AG e a Volvo Group prevê ainda estudar a aplicação da tecnologia fuel cell a outras áreas fora do universo automóvel.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volvo 480?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!