Notícias Citroën quer atravessar novamente o Saara, mas agora… em modo elétrico

Evento

Citroën quer atravessar novamente o Saara, mas agora… em modo elétrico

Ë.PIC foi o nome escolhido pela Citroën para a sua nova travessia do Saara. 100 anos depois, a Citroën regressa ao deserto, desta vez em modo elétrico.

Citroen travessia do Saara

Para comemorar os 100 anos da primeira travessia do Saara, a Citroën decidiu repetir a proeza e criou a iniciativa Ë.PIC com a qual pretende replicar a viagem centenária, mas desta vez em modo elétrico, aproveitando para promover formas de mobilidade inovadoras e sustentáveis.

De acordo com a Citroën, a Ë.PIC vai-se realizar entre 19 de dezembro de 2022 e 7 de janeiro de 2023, precisamente 100 anos depois da primeira travessia automóvel do Saara.

Revelada numa conferência de imprensa realizada no stand da Citroën no salão “Rétromobile 2020”, a iniciativa Ë.PIC não é, de acordo com a marca francesa, uma competição de velocidade, mas sim uma aventura humana, a bordo de três tipos de veículos: do passado, do presente e do futuro.

VÊ TAMBÉM: Em França alguém comprou um Citroën Xsara novo em… 2019
Citroen travessia do Saara

Que veículos vão participar?

Assim sendo, nesta aventura da Citroën vão participar: duas réplicas das semi-lagartas da 1ª travessia; dois veículos elétricos de série para assistência — modelos inéditos e farão parte da gama da marca francesa a partir de 2022 —, e um concept car 100% elétrico.

No que diz respeito às réplicas das semi-lagartas usadas na primeira viagem, a primeira, a Scarabée d’Or, já foi produzida e está completamente funcional. Já a segunda deverá ficar terminada ao longo deste ano.

NÃO PERCAS: Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer

Qual vai ser o percurso?

O objetivo da Ë.PIC é seguir da forma mais fiel possível o percurso original, percorrendo um total de 3170 km ao longo de 21 dias de viagem.

VÊ TAMBÉM: Citroën C4 Cactus. Vem aí um sucessor, mas será um Cactus?
Citroen travessia do Saara
Aqui está o mapa da primeira travessia do Saara feita pela Citroën. A nova viagem deverá seguir um percurso muito semelhante.

Assim sendo, a nova travessia do Saara da Citroën vai contar com as seguintes etapas: 200 km de Touggourt a Ouargala; 770 km de Ouargala a In-Salah; 800 km de In-Salah a Silet; 500 km de Silet a Tin Zaouaten; 100 km de Tin Zaouaten a Tin Toudaten; 100 km de Tin Toudaten a Kidal; 350 km de Kidal a Bourem; 100 km de Bourem a Bamba e 250 km de Bamba a Tombouctou.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Citroën C5 Aircross Hybrid?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

C5 Aircross Hybrid. O primeiro híbrido plug-in da Citroën