Arranque a Frio
Sabes qual foi o primeiro automóvel a atravessar o Saara?
Até 1922 se quisesses atravessar o Saara só tinhas uma opção: ir de camelo. Isto até cinco Citroën Autochenille type P17 conseguirem fazer a travessia.

Se achavas que a ligação da Citroën ao deserto do Saara remonta aos anos 90 e aos ZX Rallye Raid que venceram o Dakar, pensa outra vez. É que a marca do “double-chevron” tem uma ligação bem mais antiga às areias de um dos mais famosos desertos do mundo.
A ligação começou a 17 de dezembro de 1922, quando uma caravana de cinco Citroën Autochenilles (com lagartas) partiu de Tugurte, na Argélia, com destino a Tombuctu, no Mali. Ao todo a aventura tinha 3200 km e os arcaicos veículos da Citroën tinham como desafio principal fazer o que nenhum veículo havia feito antes: atravessar o deserto do Saara.
Os modelos foram desenvolvidos por Adolphe Kegresse e para além das lagartas estavam equipados com motores de quatro cilindros de… 30 cv de potência que permitiam uma velocidade máxima de 45 km/h. Seja como for, a caravana da Citroën conseguiu mesmo cumprir o percurso, tendo chegado a Tombuctu a 7 de janeiro de 1923.
VÊ TAMBÉM: Daihatsu Mira Milano. A homenagem japonesa ao Citroën 2CVSobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.
Sabe responder a esta?
Em que ano é que o Citroën AX foi eleito carro do ano em Portugal?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em PortugalEm cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em PortugalMais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL