Notícias Vem aí um novo Toyota Aygo, só não se sabe é quando. Confuso? Nós explicamos

Antevisão

Vem aí um novo Toyota Aygo, só não se sabe é quando. Confuso? Nós explicamos

Ao que parece, o Toyota Aygo não só vai ter sucessor como este será desenvolvido e produzido na Europa. Só não se sabe é quando será lançado.

Toyota Aygo

Numa altura em que muitas marcas parecem “fugir” do segmento A em busca das maiores margens de lucro oferecidas pelo segmento acima, eis que surge a notícia de que o Toyota Aygo vai mesmo ter um sucessor.

Segundo Johan van Zyl, diretor da Toyota Europa, afirmou à Autocar, o Aygo deverá continuar a ser produzido em Kolin, na República Checa —fábrica que pertencia à PSA e que agora foi comprada na totalidade pela Toyota — e será desenvolvido em Bruxelas, na Bélgica.

Ainda acerca do futuro do Toyota Aygo, já aquando da apresentação do novo Yaris, o vice-presidente da Toyota Europa, Matt Harrison, tinha afirmado à Autocar que o modelo dá lucro, relembrando que se vendem cerca de 100 mil unidades/ano e que o Aygo é “o modelo mais relevante para os clientes mais jovens e a “porta de acesso” da gama Toyota”.

VÊ TAMBÉM: Citadinos a caminho da extinção? Fiat quer sair do segmento A
Toyota Aygo
Ao que parece o Toyota Aygo deverá manter-se na gama da marca japonesa.

Futuro elétrico? Talvez não

Ainda acerca da mais que provável manutenção da Toyota no segmento A, Matt Harrison, afirmou: “entendo que outras marcas não tenham conseguido alcançar lucros no segmento A e que, com o aumento das tecnologias, prevejam um panorama ainda pior. Mas nós vemos isso como uma oportunidade para avançar, não para recuar”.

Já quanto ao futuro Toyota Aygo, Harrison acredita que o mercado ainda não está totalmente pronto para modelos citadinos 100% elétricos, afirmando “Podemos demorar um pouco mais de tempo e esperar pela maturidade da tecnologia, pela evolução do mercado e ver para onde estão a seguir as exigências dos consumidores”.

Aliás, ainda acerca da eletrificação de modelos citadinos, Harrison relembrou: “o segmento de carros pequenos tem tudo a ver com preços baixos (…) por isso talvez não seja o candidato ideal para uma eletrificação total”.

NÃO PERCAS: Já testámos o novo Hyundai i10 em Portugal. Um segmento B em miniatura?
Toyota Aygo
A próxima geração do Toyota Aygo pode vir a assumir o “formato da moda” tornando o citadino num mini-SUV/crossover.

Por fim, o Matt Harrison referiu ainda que o próximo Toyota Aygo pode vir a adotar um formato menos tradicional, deixando no ar a hipótese de este vir a assumir um perfil próximo ao de um mini-SUV ou crossover.

Quanto à data de chegada do novo Aygo, este não deverá ver a luz do dia antes de 2021 ou 2022, com a Toyota a tentar capitalizar a saída de várias marcas do segmento A em seu proveito (afinal de contas, deverá assistir-se a uma quebra drástica no número de concorrentes do pequeno Aygo nos próximos anos).

Sabe esta resposta?
Qual é a potência combinada do Toyota Prius AWD-i?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o novo Toyota Prius AWD-i. O pioneiro dos híbridos ainda faz sentido?