Notícias Mais um “novo” Isetta? Este vem da Alemanha e vai custar cerca de 20 mil euros

Apresentação

Mais um “novo” Isetta? Este vem da Alemanha e vai custar cerca de 20 mil euros

O pequeno Isetta vai conhecer mais um "herdeiro espiritual". Produzido na Alemanha, o Artega Karo-Isetta é a versão do século XXI do citadino alemão.

Artega Karo-Isetta

Depois de há cerca de um ano te termos dado a conhecer o Microlino EV, uma versão do pequeno Isetta para o século XXI produzida na Suíça, hoje falamos-te de mais uma interpretação moderna do “carro bolha” mais famoso do mundo.

Produzido na Alemanha pela Artega (que deixou de produzir desportivos dedicando-se aos modelos 100% elétricos), o Karo-Isetta é a mais recente reinterpretação do pequeno citadino e as semelhanças face ao modelo original são evidentes.

VÊ TAMBÉM: Eagle EG6330K. A versão chinesa do icónico BMW Isetta

Os números do Artega Karo-Isetta

Apesar de a Artega não ter revelado qual será a potência do Karo-Isetta, nem a capacidade das suas baterias, a empresa alemã deu a conhecer alguns números do seu citadino.

Para começar, a bateria de iões de lítio fornecida pela Voltabox deverá permitir ao Karo-Isetta percorrer cerca 200 km entre carregamentos. Já no que diz respeito às performances, a Artega afirma que o Karo-Isetta será capaz de atingir os 90 km/h de velocidade máxima.

VÊ TAMBÉM: Agora só em modo elétrico. Smart revela os renovados EQ fortwo e EQ forfour
Artega Karo-Isetta

Afinal quem é o herdeiro do Isetta?

As semelhanças entre o modelo original e o Karo-Isetta são tantas que Artega afirma que este foi oficialmente reconhecido como o sucessor do Isetta original pelos herdeiros do designer que o criou, Ermenegildo Preti (o Isetta original foi produzido pela Iso e não pela BMW como muitos pensam) .

VÊ TAMBÉM: Futuro da mobilidade urbana na SEAT chama-se Minimó
Artega Karo-Isetta
Na traseiras as diferenças face ao Microlino EV são maiores.

Curiosamente, o design do Karo-Isetta motivou uma ação nos tribunais alemães por parte da empresa que criou o Microlino EV, tudo por causa das inegáveis semelhanças entre os dois modelos. No entanto, o caso acabou por ser resolvido fora dos tribunais, com ambos os modelos a poderem coexistir.

VÊ TAMBÉM: Ami One é a visão da Citroën para o futuro na cidade

Quando chega e quanto vai custar?

Com chegada ao mercado alemão prevista para o final deste mês, o Karo-Isetta vai contar com dois níveis de equipamento. A variante Intro (que, segundo a Artega será limitada) vai custar a partir de 21 995 euros, enquanto a variante Edition verá os seus preços arrancarem nos 17 995 euros.

VÊ TAMBÉM: O que acontece quando misturamos um Twizy e uma 4L? Nasce uma 4L e-Plein Air

Para já, ainda não se sabe se o Artega Karo-Isetta será comercializado noutros mercados para além do alemão. Seja como for, o modelo da Artega chegará ao mercado antes do seu principal rival, o Microlio EV, cujo lançamento está previsto para 2021.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do BMW Z4 sDrive20i?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o BMW Z4 sDrive20i. É preciso mais?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o BMW Z4 sDrive20i. É preciso mais?