Notícias Vendas na Alemanha recuperam graças aos… Diesel

Vendas

Vendas na Alemanha recuperam graças aos… Diesel

Em outubro as vendas na Alemanha cresceram e na base desse crescimento estiveram as frotas e… a recuperação da procura por modelos Diesel.

Diesel

Com 284 593 unidades registadas em outubro, o mercado automóvel alemão (“só” o maior mercado da Europa) cresceu 13% no mês passado, isto segundo os dados da KBA.

A subida expressiva resulta da “ressaca” de há um ano atrás, resultante da introdução do WLTP, que levou a uma quebra generalizada das vendas de automóveis novos na Europa no último trimestre de 2018.

A subida reflete também um aumento de vendas para frotas e… a recuperação dos Diesel.

VÊ TAMBÉM: E já vão 10 milhões! Toyota Land Cruiser atinge marco histórico de vendas

Mas vamos por partes. No que diz respeito às frotas, em outubro as vendas cresceram 16%. Já nos privados, o mercado alemão assistiu a um crescimento de 6,8%. Quanto às marcas, a Porsche, Audi, Tesla, Alfa Romeo e Renault foram as que melhores resultados conseguiram em outubro.

Diesel a crescer, outra vez

Podem estar ameaçados e até já terem sido abandonados por várias marcas, mas os modelos Diesel continuam a vender e no mês de outubro subiram 9,6%, conquistando uma quota de mercado de 30,9%.

Apesar de esta quota de mercado ser a mais baixa desde o ano 2000, segundo Reinhard Zirpel, presidente da associação de importadores VDIK, este resultado veio travar a tendência de queda de vendas de modelos Diesel no mercado alemão — tendência que tem sido verificada no mercado alemão desde o início do ano.

VÊ TAMBÉM: Testámos o DS 3 Crossback. Qual escolher? Gasolina ou gasóleo?

Quanto ao resto do mercado, nos modelos a gasolina, as vendas cresceram 4,5% em outubro (conquistando uma quota de mercado de 57,7%). Já nos elétricos o crescimento foi de 47%, mas a quota de mercado fica-se pelos 1,7%. Por fim, as vendas dos híbridos foram as que mais cresceram (139%) alcançando uma quota de 9,3%.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a recorrer a um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos