Notícias GP do Abu Dhabi: o que esperar da última prova da temporada?

Fórmula 1

GP do Abu Dhabi: o que esperar da última prova da temporada?

O GP do Abu Dhabi assinala o fim da temporada de Fórmula 1. Numa fase em que muitos já olham para 2020, o que esperar da última prova do ano?

Ferrari e Mercedes F1

Depois de um GP do Brasil onde não faltaram surpresas, com a vitória a ficar nas mãos de Max Verstappen e o pódio a ser composto por Pierre Gasly e Carlos Sainz Jr. (após Hamilton ter sido penalizado), o “circo” da Fórmula 1 chega à última prova desta temporada, o GP do Abu Dhabi.

Tal como no Brasil, no GP do Abu Dhabi vai-se praticamente “correr a feijões”, pois tanto o título de pilotos como o de construtores estão há muito entregues. Ainda assim, há duas “lutas” com especial interesse de acompanhar na prova disputada na capital dos Emirados Árabes Unidos.

É que após o GP do Brasil, as contas pelo terceiro e sexto lugares do campeonato de pilotos ficaram ainda mais ao rubro. Na primeira, Max Verstappen surge 11 pontos à frente de Charles Leclerc; já na segunda, Pierre Gasly e Carlos Sainz Jr. encontram-se ambos com 95 pontos, isto após se terem estreado nos pódios no Brasil.

VÊ TAMBÉM: Renault 21 Turbo. Em 1988 era o carro MAIS RÁPIDO DO MUNDO sobre o gelo

O Circuito de Yas Marina

Tal como acontece em Singapura, também no Circuito de Yas Marina se corre de noite (a prova começa ao final do dia).

Inaugurado em 2009, há já 10 anos que este circuito acolhe o GP do Abu Dhabi, tendo sido o segundo circuito de Fórmula 1 no Médio Oriente (o primeiro foi o do Bahrain). Estendendo-se ao longo de 5,554 km este conta com um total de 21 curvas.

VÊ TAMBÉM: Valentino Rossi na Fórmula 1. A história completa

Em relação aos pilotos mais bem sucedidos neste circuito estes são Lewis Hamilton (venceu ali por quatro vezes) e Sebastien Vettel (conquistou o GP do Abu Dhabi por três vezes. A estes juntam-se Kimi Räikkönen, Nico Rosberg e Valtteri Bottas, cada um com uma vitória.

VÊ TAMBÉM: Colocar azoto nos pneus. Vantagens e desvantagens

O que esperar do GP do Abu Dhabi

Numa altura em que equipas, pilotos e adeptos já têm os olhos postos em 2020 (aliás, a grelha de pilotos do próximo ano até já está fechada) ainda há alguns pontos de interesse no GP do Abu Dhabi, sendo que, para já, disputa-se a primeira sessão de treinos.

Para começar, como já referimos a luta pelo terceiro e sexto lugares do campeonato de pilotos continua bem viva. A juntar-se a isto, Nico Hülkenberg (que já sabe que para o ano estará fora da Fórmula 1) deverá tentar alcançar pela primeira vez um pódio, algo que será difícil se tivermos em conta as performances da Renault durante todo o ano.

Também será interessante ver como é que a Ferrari se vai apresentar no GP do Abu Dhabi, principalmente depois de mais uma época abaixo das expetativas e de um GP do Brasil no qual um choque entre os seus pilotos ditou o abandono de ambos.

Quanto à cauda do pelotão, não se perspetivam grandes surpresas, sendo o principal ponto de interesse a despedida de Robert Kubica da Fórmula 1.

VÊ TAMBÉM: Renault Espace F1: procedimento de ignição do motor

O GP do Abu Dhabi tem começo marcado para as 13h10 (hora de Portugal continental) de domingo, sendo que para sábado à tarde, a partir das 13h00 (hora de Portugal continental) está marcada a qualificação.

Sabe esta resposta?
Quanto pesava o Renault Mégane RS R26.R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Renault Mégane R.S. R26.R, o mais radical