Notícias O trator mais rápido do mundo “destruiu” o seu próprio recorde

Arranque a Frio

O trator mais rápido do mundo “destruiu” o seu próprio recorde

Os recordes são para serem batidos, mesmo quando os recordes a bater são os nossos. O trator JCB Fastrac acabou de estilhaçar o seu próprio recorde.

JCB Fastrac 8000, JCB Fastrac Two

Em junho demos a conhecer o JCB Fastrac 8000 ou Fastrac One,  o trator mais rápido do planeta, ao ter atingido uma velocidade de 166,72 km/h no aeródromo de Elvington, em Yorkshire (média de duas passagens em sentidos opostos num troço de 1 km de extensão, de acordo com as regras do Guiness World Records).

Ok, o trator não está de origem, como devem imaginar, mas é baseado no modelo de produção e teve uma ajudinha da Williams — sim, os mesmos da Fórmula 1 — para poder atingir tais velocidades. Potência não lhe falta: são pouco mais de 1000 cv e 2500 Nm extraídos do substancial bloco Diesel de 7.2 l.

No entanto, soube a pouco. Em outubro a JCB e Guy Martin, o piloto de serviço, voltaram ao aeródromo com uma versão revista do trator: o JCB Fastrac Two. As diferenças para o predecessor concentraram-se na redução da resistência aerodinâmica e no aligeirar da imensa máquina (agora pesa 10% menos).

O resultado? O JCB Fastrac Two estilhaçou o seu próprio recorde ao ter alcançado uma velocidade média de 217, 57 km/h, tendo registado um pico de… 247,47 km/h!

O maior desafio? Acelerar os 5000 kg da enorme máquina para lá dos 240 km/h e fazê-la parar… em segurança.

VÊ TAMBÉM: O Koenigsegg Regera bateu um recorde do… Koenigsegg Agera RS

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.