Notícias Queres criar o trator mais rápido do mundo? Fala com a Williams F1

Recorde

Queres criar o trator mais rápido do mundo? Fala com a Williams F1

Na F1 a Williams até pode estar com dificuldades, mas fora das pistas dá cartas, como prova a parceria com a JCB para criar o trator mais rápido do mundo.

JCB Fastrac 8000

Fastrac 8000. É este o nome do trator mais rápido do mundo que “roubou” o recorde que pertencia há pouco mais de um ano ao famoso piloto de testes do programa Top Gear, The Stig e ao “seu” Track-tor (desenvolvido pelo programa para alcançar o recorde).

Para bater o recorde de 140,44 km/h alcançado pelo Track-tor, o JCB Fastrac 8000 pilotado pelo apresentador Guy Martin e desenvolvido em conjunto pela JCB e pela equipa de Fórmula 1 Williams rodou a uns impressionantes 166,72 km/h no aeródromo de Elvington em Yorkshire.

Apesar de ter sido desenvolvido em segredo durante os últimos meses, o Fastrac 8000 foi um pedido expresso do chairman da JCB,  Lord Bamford, que afirmou: “Há muito tempo que tínhamos o sonho de tentar um recorde de velocidade com o Fastrac e toda a equipa trabalhou incansavelmente para alcançar esse resultado incrível”.

VÊ TAMBÉM: A FCA juntou-se à Eni para criar…um novo combustível
JCB Fastrac 8000
Guy Martin ao lado do JCB recordista.

Os números do Fastrac 8000

Animado por um enorme motor Diesel de seis cilindros e 7.2 l, o Fastrac 8000 debita 1014 cv (746 kW) e uns massivos 2500 Nm de binário graças a novos injetores, um novo sistema common-rail, melhorias nas bielas ou um sistema auxiliar de arrefecimento dos pistões.

A JCB dotou ainda o Fastrac 8000 com um compressor elétrico que trabalha com o turbo com que o motor conta de série, tração apenas às rodas traseiras e, segundo o site Farmer’s Weekly, trocou a caixa de variação contínua por uma caixa manual ZF de seis velocidades.

VÊ TAMBÉM: Os motores Diesel fazem mais barulho que os motores a gasolina. Porquê?

Quanto ao trabalho levado a cabo pela Williams, este focou-se, acima de tudo, no capítulo aerodinâmico (como se pode ver na frente do Fastrac 8000) e na redução de peso. Esta não é a primeira vez que a JCB alcança um recorde de velocidade, em 2006 o protótipo DieselMax tornou-se no Diesel mais rápido do mundo alcançando os 563,42 km/h.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Mazda RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso