Notícias Novo Toyota Yaris GRMN a caminho? Parece que sim

Antevisão

Novo Toyota Yaris GRMN a caminho? Parece que sim

O anterior Toyota Yaris GRMN deixou muitas saudades — haverá um sucessor ao pequeno "hot hatch"? As estrelas parecem estar a alinhar-se.

Toyota Yaris GR Parts

Não se deixem enganar pela imagem no topo deste artigo — não é o novo Toyota Yaris GRMN. A qualidade da imagem também não é a melhor, mas trata-se da primeira imagem oficial do Yaris com acessórios da Gazoo Racing.

O aparato visual adicional providenciado pelos itens da Gazoo Racing deixa-nos em modo ansioso: haverá um sucessor para o “old-school” Toyota Yaris GRMN?

Longe de ser perfeito, o Yaris GRMN foi uma lufada de ar fresco, um recordar dos tempos em que o analógico reinava — nós ficámos fãs e só lamentámos o seu preço e a sua produção limitada (apenas 400 unidades).

VÊ TAMBÉM: Finalmente revelado! Já conhecemos o novo Toyota Yaris 2020 (c/ vídeo)

Conhecemos a semana passada uma nova geração do Yaris, assente sobre uma nova plataforma (GA-B) a prometer melhor posição de condução, menor centro de gravidade, e dinâmica mais apurada; certamente  um melhor ponto de partida para uma versão vitaminada GRMN?

Ainda não existe confirmação oficial de que haverá um novo Toyota Yaris GRMN, mas tudo aponta que sim, considerando as declarações de Matt Harrison, Vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe, à Autocar:

“Esta é a estratégia da Gazoo Racing — não apenas desportivos, como o Supra, mas também versões de performance. Nós temos algumas ideias sobre oportunidades aspiracionais para o carro, mas saberão mais dentro de alguns meses. Está mais relacionado com o nosso desejo de ligar o Yaris ao nosso sucesso no desporto motorizado (WRC).”

Que caminho seguir?

O Toyota Yaris GRMN recorria a um 1.8 sobrealimentado via um compressor, com mais de 200 cv e acoplado a uma caixa manual. Poderá o sucessor seguir-lhe os passos?

O contexto atual é um de grande pressão devido ao cumprimento das médias de emissões de CO2 para 2021. A Toyota é dos construtores que melhor está preparado para os cumprir graças à  elevada quota dos seus híbridos no mix de vendas, pelo que o futuro Yaris de altas prestações não tem propriamente de seguir a via híbrida, mantendo-se fiel ao motor de combustão, novamente tendo em conta as declarações de Matt Harrison.

“Por causa da força dos nossos híbridos no mix de vendas, permite-nos a flexibilidade e alcance para ter versões de performance de baixo volume como o Supra.”

Toyota Yaris WRC

No entanto, a participação da Toyota no WRC com o Yaris poderá significar uma mudança de rumo. Como já reportámos anteriormente, o WRC também irá render-se à eletrificação a partir de 2022, com a via híbrida a ser a escolhida — oportunidade para um pequeno monstro híbrido 4WD a refletir o carro de competição?