Arranque a Frio

É 1927 outra vez… Bugatti Type 35B a fundo em Goodwood

Regressamos ao Goodwood Festival of Speed para assistir à subida da sua famosa rampa pelo carro que mais corridas ganhou na história: o Bugatti Type 35.

Recentemente conhecemos o Bugatti Centodieci (110 em italiano), que não só serve de homenagem ao EB110, como evoca o 110º aniversário da marca que se celebra este ano. São 110 anos de vida, e ainda que, durante décadas, a marca tenha estado desaparecida, o mito não. E esse mito, muito deve ao Bugatti Type 35 e aos feitos que alcançou.

O Bugatti Type 35 (1924-1931) é, simplesmente, o automóvel de competição que mais vitórias alcançou na história do desporto automóvel. São mais de 2000 vitórias registradas, incluindo todas as suas iterações.

E o Type 35B, como o que podemos ver no vídeo, foi a sua derradeira evolução, o mais possante dos Type 35, equipado com um oito cilindros em linha (sim, oito em linha, leram bem) com 2,3 l de capacidade, auxiliado por um compressor, capaz de debitar 140 cv e atingir 210 km/h… em 1927.

No Goodwood Festival of Speed deste ano, pudemos assistir à subida da sua famosa rampa por um Bugatti Type 35B, com Julian Majzub aos seus comandos, e hoje, tal como outrora… sempre pronto a correr e para ganhar — acabou mesmo por ser o mais rápido na sua classe (Vintage Racer 1919-1930):

A NÃO PERDER: Bugatti. Grelha em forma de ferradura afinal é um… ovo

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
Quanto pesa o motor W16 do Bugatti Chiron?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Afinal, quanto pesa o W16 do Bugatti Chiron?

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos