Notícias Preso na areia? Vê como o GLS se solta a dar “saltinhos”

Arranque a Frio

Preso na areia? Vê como o GLS se solta a dar “saltinhos”

O E-Active Body Control da Mercedes-Benz tem muitas funcionalidades, entre as quais, soltar-se de uma prisão de areia, como este vídeo com um GLS demonstra.

Mercedes-Benz GLS

O novo Mercedes-Benz GLS não foi o primeiro a estrear o E-Active Body Control — o GLE foi o primeiro a recebê-lo —, mas continua tão eficaz e impressionante, mesmo ao ter de lidar com o maior dos SUV da marca da estrela.

Alimentado por um sistema elétrico de 48 V, o E-Active Body Control é um sistema de suspensão ativa que, quando combinado com a suspensão Airmatic e outros sistemas que são capazes de “ler” a estrada, ou trilho, em que seguimos, abre todo um novo leque de possibilidades.

Basicamente, é capaz de suprimir praticamente todo e qualquer movimento da carroçaria — no filme reparem na diferença de movimento da carroçaria entre o GLS preto equipado com o E-Active Body Control e o GLS vermelho, sem o sistema.

Talvez a funcionalidade mais surpreendente é o modo “Rocking”, a que recorremos quando ficamos atascados, como por exemplo, em areia. Essencialmente vemos a suspensão subir e descer rapidamente várias vezes, aumentando e diminuindo a pressão dos pneus sobre o chão, ajudando à tração — parece estar a dar “saltinhos” —, e rapidamente o GLS deixa de estar atascado.

Surpreendente de ver e, aparentemente, eficaz.

VÊ TAMBÉM: M 139. O quatro cilindros de produção mais potente do mundo

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual a alcunha do primeiro AMG de competição?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheçam a história do primeiro AMG de competição
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conheçam a história do primeiro AMG de competição