Notícias Como confiar nos veículos autónomos? Dando-lhes… olhos

Arranque a Frio

Como confiar nos veículos autónomos? Dando-lhes… olhos

Os veículos autónomos ainda são vistos por muitas pessoas com alguma desconfiança. Para acabar com isso a Jaguar Land Rover propõe dar-lhes… olhos.

Virtual Eye Pod

É um dos temas do momento da indústria automóvel e dos que mais discussões promete causar nos próximos anos: até que ponto podemos confiar em veículos autónomos? Ainda alvo de desconfiança por parte de muitas pessoas, de acordo com um estudo, 63% dos peões tem receio de quão seguro será atravessar a estrada num futuro com veículos autónomos.

Ora, para fazer frente a este “problema” as marcas têm vindo a estudar várias soluções. Esta, da Jaguar Land Rover, conhecida o ano passado (2018), foi mais longe e deu aos veículos autónomos… olhos!

Idênticos ao funcionamento dos olhos humanos, estes “olhos” recorrem a câmaras e ao sistema LiDAR e são capazes de seguir um objeto em movimento (tal como os nossos olhos), comunicando com os peões e os outros automóveis.

Apesar de poderem parecer estranhos (e até algo creepy), a verdade é que, segundo a Jaguar Land Rover, os testes têm demonstrado que estes até funcionam, com os cientistas a medirem os níveis de ansiedade de mais de 500 peões que com eles se cruzaram e a comprovarem que os “veículos com olhos” conquistam mais facilmente a confiança dos peões.

VÊ TAMBÉM: É possível conduzir de capota aberta a chover e não nos molharmos?

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Jaguar I-PACE?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Jaguar I-Pace. Elétrico para entusiastas da… condução