Notícias Mais que um restyling. Conhece os novos Skoda Superb híbrido plug-in e Scout

Apresentação

Mais que um restyling. Conhece os novos Skoda Superb híbrido plug-in e Scout

A atualização do Skoda Superb trouxe duas importantes novidades: uma variante Superb Scout e o primeiro híbrido plug-in da marca, o Superb iV.

Skoda Superb Scout

Lançado em 2015, a Skoda, mais do que atualizar o Superb, aproveitou a oportunidade para expandir a gama do seu topo de… gama. Ganhou uma versão Scout, uma alternativa aos ubíquos SUV; e também uma variante híbrida plug-in, denominada iV, uma estreia inédita na marca.

Skoda Superb Scout

Exclusivamente oferecida como carrinha, a Skoda Superb Scout destaca-se pelo visual diferenciado: desde os pequenos emblemas Scout visíveis, às proteções em plástico a contornar os arcos das rodas e a base da carroçaria, passando pelos para-choques e grelha com acabamentos exclusivos (pormenores em cromado e efeito de alumínio), ou pelos acabamentos cromados para as barras do tejadilho e contorno das janelas.

RELACIONADO: Novo Skoda Octavia em 2020. Tudo o que já sabemos
Skoda Superb Scout 2019

Exclusivas são as jantes de 18″ Braga, que podem também vir com opção bi-tom — em opção existem jantes de 19″ Manaslu, assim como uma cor de carroçaria única à Scout, a Tangerine Orange (laranja tangerina).

O interior não escapa à personalização, com faixas decorativas a imitar madeira com o logótipo Scout, inscrição que também podemos encontrar nos bancos dianteiros, aquecidos de série —  têm igualmente um revestimento em tecido único, com pespontos de cor contrastante. Em opção, revestimento em pele/Alcantara, com pespontos a castanho e também “piping”.

As credenciais off-road são reforçadas com um elevar da altura ao solo em 15 mm, uma proteção inferior para o motor e restante fundo da carrinha. A tração integral é de série, e nos modos de condução passa a existir um adicional Off-Road. Podemos optar ainda pelo Dynamic Chassis Control, que acrescenta a suspensão adaptativa.

A Skoda Superb Scout está apenas disponível com as duas motorizações mais possantes da gama, o que significa que podemos optar ou entre o 2.0 TDI de 190 cv e 400 Nm ou o 2.0 TSI de 272 cv e 350 Nm. Ambas as motorizações estão acopladas à conhecida DSG, a caixa de dupla embraiagem com sete velocidades; e ambas já cumprem as mais exigentes normas de emissões Euro6d-TEMP.

RELACIONADO: Derradeiro “sleeper”. O super Superb que aterroriza BMW M5

Skoda Superb iV

iV é a denominação para a nova submarca da Skoda que passará a identificar tudo o que tem a ver com eletrificação — além do Skoda Superb iV, o seu primeiro híbrido plug-in, a Skoda apresentou também o seu primeiro elétrico, o Citigoe iV.

Skoda Superb iV 2019

O Skoda Superb iV anuncia até 55 km de autonomia elétrica (WLTP) — 850 km de autonomia total em combinação com o propulsor 1.4 TSI —, o que resulta em emissões de CO2 de apenas 40 g/km. Para carregar as baterias de 13 kWh, com uma wall box de 3,6 kW, demora três horas e meia.

Apesar do foco na economia, sempre são 160 kW ou 218 cv de potência total combinada entre o motor elétrico (85 kW ou 116 cv) e o motor de combustão (115 kW ou 156 cv), e 400 Nm de binário máximo, associados a uma caixa DSG de seis velocidades.

Skoda Superb iV 2019

O Superb iV apresenta também modos de condução específicos como o E-Mode (deslocação apenas elétrica), o Hybrid (gestão automática entre os dois motores) e por fim, o Sport que dá acesso total aos 218 cv e 400 Nm.

RELACIONADO: iV é a nova submarca elétrica da Skoda. O Citigo-e iV é o seu primeiro elétrico

As baterias de iões de lítio estão posicionadas à frente do eixo traseiro, mas mesmo assim, a bagageira sofreu uma perda de capacidade, devido à unidade de controlo que reside por baixo desta. Assim, são 485 l na berlina e 510 l na carrinha, contra os 625 l e 600 l, respetivamente, dos Superb equipados apenas com motores de combustão interna.

Por fora conseguimos identificar o Skoda Superb iV através das jantes de desenho específico e da presença do símbolo iV. No interior, o destaque vai todo para o sistema de info-entretenimento com ecrã tátil de 8″ — 9,2″ em opção — que adiciona funcionalidades específicas a esta versão, como as relativas ao estado atual da bateria ou à autonomia elétrica disponível.

RELACIONADO: O Toyota Camry já chegou a Portugal. Estes são os preços

E mais?

Se a Superb Scout e o Superb iV são as grandes novidades na atualização do topo de gama checo, falta referir todas as restantes novidades comuns a todos os Superb. O destaque vai para o conteúdo tecnológico reforçado, a começar na introdução dos faróis LED Matrix, uma estreia absoluta na Skoda.

Novos assistentes fazem também a sua estreia, como o Predictive Cruise Control — ajuste automático de velocidade dependendo dos limites vigentes ou redução de velocidade em aproximação a curvas —; e o Emergency Assist, que é capaz de encostar e parar o carro automaticamente em estradas de múltiplas faixas em caso de emergência.

A oferta de motores, além do novo híbrido plug-in, e dos 2.0 TDI de 190 cv e 2.0 TSI de 272 cv, consiste também no 1.6 TDI de 120 cv, 2.0 TDI de 150 cv, 1.5 TSI de 150 cv e 2.0 TSI de 190 cv. O 1.5 TSI e o 2.0 TDI (150 cv) podem vir ou com caixa manual de seis velocidades ou com a DSG de sete velocidades. Todas as outras motorizações vêm exclusivamente com a DSG de sete velocidades.

Exteriormente as mudanças são subtis, com o Skoda Superb a revelar novos para-choques e uma grelha de maiores dimensões e a receber óticas traseiras em LED. No interior, a subtileza continua a ser a palavra de ordem, com apenas o adicionar de alguns apontamentos cromados, e novos revestimentos nos níveis de equipamento Ambition e Style.

VÊ TAMBÉM: Nada está a salvo. Skoda Tudor, o protótipo que até seria roubado
Skoda Superb Scout 2019
A Skoda Superb adiciona também mais versatilidade ao compartimento de carga com a adição de um tabuleiro com divisórias no fundo falso, assim como a possibilidade de dividir horizontalmente o compartimento de carga.

De momento, ainda não dispomos da informação de quando o renovado Skoda Superb chega a Portugal e quais os preços.

Sabe esta resposta?
Com qual destes modelos o novo Opel Corsa F partilha a sua base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o novo Opel Corsa. Especificações e imagens da versão 100% elétrica