Transformação

Gruppe5 2002 é um BMW 2002 que abusou nos esteróides

Limitado a 300 unidades e com uma potência, mínima, de 744 cv, o Gruppe5 2002 deixa qualquer BMW 2002 Turbo a quilómetros de distância.

Durante a década de 70, a visão de um BMW 2002 com a palavra “Turbo” escrita no pára-choques dianteiro no espelho retrovisor era um evento nas autoestradas de todo o mundo. Entretanto, os anos passaram, e o pequeno BMW, apesar de manter o estatuto lendário, foi deixando de ser capaz de “aterrorizar” os modelos com que se cruzava.

No entanto, isso pode estar prestes a mudar e tudo graças a uma empresa chamada Gruppe5. A ideia desta empresa é simples: pegar num BMW 2002 clássico e transformá-lo no que parece ser… Grupo 5 da década de 70.

O processo começa com um carro “dador” que é completamente desmontado. Para além do novo motor — trata-se de uma unidade baseada no S85, o V10 que encontramos no BMW M5 (E60). —, este recebe ainda uma série de componentes em fibra de carbono e um kit de carroçaria que o torna (bem) mais largo, para poder acomodar rodas de dimensões bem mais generosas, garantindo que toda a potência passa para o asfalto.

VÊ TAMBÉM: Como apagar um incêndio num BMW i8? Deixando-o de molho

Pelo seu aspeto — imaginem um culturista que não soube dizer não a esteróides — integrar-se-ia perfeitamente nos circuitos junto com os antigos Grupo 5.

Gruppe5 2002

Os números do Gruppe5 2002

Com o arranque da produção agendado para o verão, serão produzidas 300 unidades do Gruppe5 2002. Destas, 200 surgirão equipadas com uma versão do motor da V10 da BMW, com a capacidade alargada para os 5.8 l e com a potência a saltar para uns impressionantes 744 cv.

Já as restantes 100 unidades, verão o V10 crescer mais um pouco, até aos 5.9 l  e a potência até aos 803 cv (!). Associada aos dois motores vai estar uma caixa sequencial transaxle de seis velocidades.

Toda esta potência tem apenas de mover cerca de magros 998 kg, deixando antever prestações… balísticas. Já quando chegarem as curvas, a Gruppe5 afirma que o modelo gerará um valor de downforce de 1089 kg (!) — mais do que o “pequeno” 2002 pesa.

VÊ TAMBÉM: Quais os carros que oferecem as melhores experiências de condução até 25 mil euros?

Desenvolvido pela Gruppe5 com o know-how de empresas como a Riley Technologies (conhecida por desenvolver protótipos que competem em Daytona) e da Carbahn Autoworks, de Steve Dinan que se dedica à preparação dos massivos V10, ainda não se sabe quanto vai custar este monstro que não só cumpre as regras de segurança da FIA como é… street legal.

VÊ TAMBÉM: Saudades do BMW 2002 Convertible? Tens de conhecer o ETA 02 Cabrio

Sabes responder a esta?
Qual é a potência do BMW X5 M50d?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

BMW X5 M50d. O «monstro» dos quatro turbos

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos