Arranque a Frio

BMW 2002 Turbo. Lembras-te do BMW das letras ao contrário?…

No Arranque a Frio de hoje, recordamos-te um modelo icónico na história da BMW: o BMW 2002 Turbo. O qual, entre outras particularidades, ficou para a História pelas inscrições escritas ao contrário no avental dianteiro. Sabes porquê?

Modelo que tinha por base a estrutura do BMW 1602 e o bloco do 2002 tii, o BMW 2002 Turbo foi uma autêntica pedrada no charco, em plena década de 70 do século passado. Graças não só aos seus 900 kg de peso, para 170 cv às 5800 rpm, como também ao facto de ter dado origem à hoje em dia famosa divisão ‘M’.

Tão ou mais importante, foi a introdução de um turbo KKK, a 0,55 bar, sem dump-valve e injecção mecânica Kugelfischer — tecnologia até aí reservada apenas à aviação e que este 2002 estreou, na indústria automóvel.

O que nos leva à terceira e última “novidade”: as palavras “2002 turbo” escritas ao contrário no pára-choques dianteiro. Sabes porquê? Para que, quem o visse a surgir no retrovisor traseiro, conseguisse ler… e se desviasse da frente!

BMW 2002 turbo

Ao eterno BMW 2002 Turbo, a nossa homenagem aqui fica…

RELACIONADO: BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe responder a esta?
Qual a potência que anuncia o 1.6 Turbo que equipa o atual Renault Clio RS?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Futuro Renault Clio RS terá o mesmo motor do Alpine A110

Mais artigos em Notícias