Notícias Amesterdão vai banir carros a gasolina, Diesel e motas em 2030

Poluição

Amesterdão vai banir carros a gasolina, Diesel e motas em 2030

A proibição da circulação destes veículos em 2030 será o culminar de várias medidas anti-poluição que serão implementadas a partir de 2020.

Amesterdão

A notícia foi avançada pelo jornal britânico “The Guardian” e dá conta do plano da Câmara Municipal de Amesterdão para assegurar uma melhoria da qualidade do ar e que deverá conduzir a uma proibição total da circulação de automóveis a gasolina, Diesel e até motas dentro da cidade holandesa a partir de 2030.

A implementação do plano deverá ser feita de forma faseada, sendo que a primeira medida surgirá já no próximo ano, altura na qual Amesterdão vai proibir que os modelos Diesel com mais de 15 anos possam ultrapassar a estrada A10 que circunda a cidade.

Já para 2022 está prevista a proibição da circulação na cidade de quaisquer autocarros que tenham… tubo de escape. A partir de 2025 a proibição será estendida às embarcações de recreio que navegam pelos canais e ainda aos motociclos e ciclomotores de pequenas dimensões.

VÊ TAMBÉM: Queres circular no centro de Madrid? Só se tiveres um elétrico

Um plano (muito) controverso

Todas as medidas anteriormente enunciadas culminarão em 2030 na proibição da circulação de automóveis a gasolina, Diesel e até motas dentro dos limites da cidade de Amesterdão estando todas estas medidas inseridas no plano designado Clean Air Action.

A ideia da câmara de Amesterdão passa por incentivar os habitantes a trocar os veículos de combustão interna por veículos elétricos ou a hidrogénio. Face a estes planos, Amesterdão terá de reforçar (e muito) a rede de postos de carregamento que até 2025 terá de passar dos atuais 3000 para entre 16 mil e 23 mil.

Como seria de esperar, as vozes críticas a este plano não se fizeram esperar, com a Rai Association (grupo de pressão da indústria automóvel) a acusar o plano de deixar de parte largas franjas da população que não conseguem comprar um carro elétrico.

A associação foi ainda mais longe, e acusou o plano idealizado pelo executivo de Amesterdão de ser bizarro e regressivo, relembrando que “muitas dezenas de milhares de famílias que não têm dinheiro para um carro elétrico serão deixadas de fora. Isso fará de Amesterdão uma cidade dos ricos”.

Fonte: The Guardian

Sabe esta resposta?
Qual é a autonomia do Tesla Model 3 Standard Range Plus?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Estes são os elétricos com mais autonomia que podes comprar até 50 mil euros