Notícias Da estrada para a pista. Este é o Toyota GR Supra GT4 Concept

Apresentação

Da estrada para a pista. Este é o Toyota GR Supra GT4 Concept

Após a revelação do carro de produção em janeiro, o novo Toyota GR Supra veste o fato de competição para o Salão de Genebra.

Toyota GR Supra GT4 Concept 2019

A quinta geração do Toyota Supra — nome de código A90 —, oficialmente denominada de Toyota GR Supra, pode ser considerado já um dos lançamentos deste ano.

Se por um lado marca o regresso de um nome histórico dos coupés e GT, por outro tem sido também acompanhado de alguma controvérsia dado a partilha de genes com o BMW Z4, com os dois modelos a terem sido desenvolvidos em parceria.

Não querendo perder o momento, a Toyota irá levar ao Salão de Genebra não só a versão final de produção — primeira apresentação pública no continente europeu —, como um protótipo de competição, o Toyota GR Supra GT4 Concept. 

RELACIONADO: Este Toyota Supra custa cerca de 1,72 milhões de euros
Toyota GR Supra GT4 Concept 2019

Como o nome indica, tem como destino competir na classe GT4, estabelecida em 2006 e sancionada pela FIA. É uma das classes que mais cresce, com competições nacionais e regionais a decorrer na Europa, América do Norte, Ásia e Oceânia, destinando-se, sobretudo, a equipas privadas, sejam profissionais ou amadoras.

RELACIONADO: As entradas e saídas de ar do Toyota Supra são ou não são funcionais?

Da estrada para a pista

Na sua transformação para máquina de circuitos, o GR Supra GT4 Concept destaca-se a aerodinâmica profundamente revista, com a adição de um difusor dianteiro e uma grande asa traseira, elementos construídos em materiais compósitos a partir de fibras naturais, como cânhamo e linho, tomando o lugar da tradicional fibra de carbono.

Também as rodas de 11″ x 18″ são específicas para competição, da OZ Racing. O esquema de suspensão do GR Supra de série é mantido — MacPherson à frente, multilink atrás —, mas as molas, amortecedores e barras estabilizadoras são também específicos para competição. A travagem é garantida por travões da Brembo.

Por baixo do capot encontramos o mesmo bloco de seis cilindros em linha com um só turbocompressor, mas com cablagem e gestão eletrónica própria — de momento não foram anunciadas especificações finais.

A transmissão é efetuada através de uma caixa automática, estando equipado ainda com eixo de transmissão e diferencial autoblocante específicos.

Toyota GR Supra GT4 Concept 2019

Como costuma ser regra, o interior foi despido para dar lugar a uma roll cage e uma bacquet de competição OMP, além de estar equipado com extintor. O GR Supra GT4 Concept apresenta ainda um depósito de combustível específico para competição e um sistema de reabastecimento rápido.

Chegará aos circuitos? O desenvolvimento final do Toyota GR Supra GT4 Concept fica dependente do interesse gerado por potenciais clientes.

Toyota GR Supra GT4 Concept 2019
Sabe esta resposta?
Qual o nome de código do motor do Toyota Supra MK IV (A80)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

TOP 10. Os melhores motores japoneses de todos os tempos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

TOP 10. Os melhores motores japoneses de todos os tempos