Apresentação

Este é o perfil do Porsche Cayenne Coupé e já sabemos quanto custa

A Porsche levantou o pano sobre o novo Cayenne Coupé, que se destaca por ter ganho uma linha de tejadilho mais… Porsche. Chega em maio.

O Porsche Cayenne Coupé é a nova adição ao primeiro e maior SUV da marca alemã que, recordemos, está já na sua terceira geração. Os alvos desta nova proposta são claros: o pioneiro BMW X6 e o Mercedes-Benz GLE Coupé.

Questões de semântica à parte sobre o uso do termo coupé, o que é certo é que o novo Cayenne Coupé é, talvez, o SUV da marca cujos contornos mais se assemelham ao que esperamos de ver num… Porsche.

A grande responsável é, claro, a nova linha de tejadilho expressivamente arqueada e o contorno da área vidrada — com laivos de 911 —, dando-lhe um perfil distinto do Cayenne regular, mas muito mais familiar dentro do universo Porsche.

RELACIONADO: Porsche Cayenne E-Hybrid. Mais potente e com maior autonomia elétrica
Porsche Cayenne Coupé e Porsche Cayenne Turbo Coupé

O novo Porsche Cayenne Coupé perde 20 mm de altura, o que obrigou a que os pilares A e, consequentemente o pára-brisas, apresentem uma maior inclinação; e também ganhou 18 mm em largura de ombros graças a portas traseiras redesenhadas.

Ainda em destaque no exterior o teto panorâmico fixo com 2,16 m2, podendo, em opção, passar a ser um teto em carbono, disponível em todos os três pacotes de equipamento específicos para redução de peso. Referência também para o spoiler adaptativo na extremidade traseira que complementa o existente no teto, estendendo-se 135 mm a partir dos 90 km/h.

Motorizações

Os novos Porsche Cayenne Coupé e Cayenne Turbo Coupé chegam ao mercado com as conhecidas motorizações do Cayenne, os 3.0 V6 e 4.0 V8, respetivamente, ambas sobrealimentadas.

No caso do Cayenne Coupé significa 340 cv disponíveis entre as 5300 rpm e as 6400 rpm, com binário máximo de 450 Nm disponíveis entre as 1340 rpm e as 5300 rpm. Valores que permitem impulsionar os seus 2105 kg (EU) até aos 100 km/h em 5,9s (Pacote Chrono) e atingir uma velocidade máxima de 245 km/h.

Já o Cayenne Turbo Coupé debita uns bem mais elevados 550 cv disponíveis entre as 5750 rpm e as 6000 rpm, e 770 Nm disponíveis entre as 2000 rpm e as 4500 rpm. Mesmo pesando 2275 kg (EU), é capaz de atingir os 100 km/h em apenas 3,9s (Pacote Chrono) e atingir os 286 km/h.

Ambas as motorizações estão acopladas a uma caixa automática de oito velocidades e a tração é sempre às quatro rodas.

VÊ TAMBÉM: Porsche Carrera GT: o último dos analógicos

Por dentro

Como seria de esperar, o interior é herdado do Cayenne que já conhecemos, com as maiores alterações a ocorrerem na segunda fila de bancos. Passa a haver espaço para apenas dois ocupantes — bancos individuais de série, com opção para um terceiro ocupante sem custo (bancos Comfort) —, com estes a sentarem-se 30 mm mais baixos do que no Cayenne, permitindo manter o espaço em altura.

Apesar da capacidade inferior da bagageira relativamente ao Cayenne (-145 l), os valores continuam a ser generosos: 625 l para o Cayenne Coupé e 600 l para o Cayenne Turbo Coupé.

Quando e quanto?

A Porsche já está a aceitar encomendas para os novos Cayenne Coupé e Cayenne Turbo Coupé, mas a chegada aos concessionários está apenas prevista para o final de maio.

O Porsche Cayenne Coupé tem preços a começar nos 120 794 euros, enquanto o Porsche Cayenne Turbo Coupé vê os seus preços começar nos 201 238 euros. A marca alemã anuncia também uma oferta ampla de equipamento, que inclui, entre outros, o PASM (suspensão adaptativa), o Pacote Sport Chrono e o Park Assist.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
O Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport que motor tem?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport. Só para circuitos… e com seis cilindros

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos