Notícias Este novo pneu da Goodyear também quer… voar

Salão de Genebra 2019

Este novo pneu da Goodyear também quer… voar

Nem só de carros foi feito o Salão de Genebra 2019 e a prova disso mesmo é o Goodyear Aero, um protótipo do pneu do futuro, que nem de estradas precisa.

Goodyear Aero

Entre apresentações de best-sellers (como o Clio ou o 208), hiperdesportivos (o Koenigsegg Jesko) e até do carro novo mais caro do mundo (o Bugatti La Voiture Noire), pudemos ainda ficar a conhecer o Goodyear Aero em Genebra o mais recente protótipo da marca norte-americana.

Não, a Goodyear não decidiu produzir um carro com o nome das antigas carrinhas da Saab, o que a marca de pneus levou até ao certame helvético deste ano é aquilo que designa como o pneu do futuro, um autêntico dois-em-um que tanto funciona como pneu ou como… hélice.

O Goodyear Aero tem dois modos de funcionamento. No primeiro, o pneu funciona como um… pneu, servindo como ligação entre o carro e o solo. Bastante fino (é pouco mais largo que um volante), este pneu não conta com ar no seu interior, recorrendo aos aros da roda para proporcionar a absorção das irregularidades.

VÊ TAMBÉM: A que carro foi o Nissan R390 GT1 buscar as suas luzes traseiras?
Goodyear Aero
Só olhando para a largura o Goodyear Aero assemelha-se com um volante do que com um pneu.

“Estradas? Para onde vamos não são precisas estradas”

De certeza que esta frase te é familiar, sendo uma das imagens de marca do icónico Back to the Future e quase que podia ter sido o mote por detrás da criação do segundo modo de funcionamento do Aero.

Goodyear Aero
Os raios das rodas funcionam como hélice.

É que no segundo modo de funcionamento o Aero roda 90º e passa a estar perpendicular ao solo funcionando como uma hélice e tornando o carro numa espécie de drone, ou porque não, numa versão realista do DeLorean voador do filme Back to the Future.

DeLorean Back to the Future
Já tivemos mais longe…
RELACIONADO: Regresso ao Futuro II: Chegámos a 2015. E agora Toyota?

Apesar de em teoria ser uma ideia bastante interessante, o Aero tem um pequeno problema. De acordo com a Goodyear, este pneu destinado a veículos voadores e autónomos iria utilizar propulsão magnética e, para já, essa teoria pertence mais ao mundo de Hollywood do que ao mundo real.

Apesar de não ser uma tecnologia que possa ser já posta em prática, não podemos deixar de ficar entusiasmados por ver que ainda há quem tente tornar realidade o “sonho” do famoso Doc Brown da saga Back to the Future.

That’s heavy…

Sabe esta resposta?
Qual é a medida dos pneus dianteiros do BMW X5 M50d?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW X5 M50d. O «monstro» dos quatro turbos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW X5 M50d. O «monstro» dos quatro turbos