Notícias Goodyear Oxygene. O pneu onde cresce musgo — sim, musgo

Pneus

Goodyear Oxygene. O pneu onde cresce musgo — sim, musgo

Porque a maioria dos condutores só pensa nos pneus do seu automóvel quando tem de os trocar, a Goodyear apresentou no último Salão de Genebra um novo conceito de pneu. Os Goodyear Oxygene prometem melhorar a qualidade de vida de todos.

Goodyear oxygen Ver vídeo

O concept que a Goodyear apresentou em Genebra, sobre o nome de Goodyear Oxygen, consiste praticamente num jardim rolante, já que existe musgo a crescer nas paredes do pneu. Isso mesmo, musgo!

O pneu possui um exclusivo padrão com o piso aberto, projetado para absorver a humidade da estrada, transferindo-a para o musgo.

Porquê, ou para quê?

Desta forma, a ocorrência da fotossíntese permite ao musgo do pneu absorver CO2, libertando oxigénio no ar.

A marca diz que se uma cidade como Paris, com cerca de 2,5 milhões de veículos, usasse os pneus Goodyear Oxygene, seria possível eliminar cerca de 4 mil toneladas de dióxido de carbono todos os anos, além de se conseguir produzir 3 mil toneladas de oxigénio.

Com esta solução a marca diz que é possível aumentar a qualidade do ar nas áreas urbanas, nas quais mais de 80% das pessoas vivem expostas a níveis de poluição que excedem os limites.

VÊ TAMBÉM: Pneu gasto? Imprime-se um novo piso. É o futuro, diz a Michelin

Para além disso, os Goodyear Oxygen são produzidos a partir de pneus reciclados, que foram transformados em pó. Através desse mesmo pó, o pneu é impresso com recurso a tecnologia 3D, o que faz com que o pneu tenha uma estrutura leve, flexível e de difícil perfuração.

O pneu também possui tecnologia V2V e V2X, que permite a comunicação entre veículos, neste caso entre pneus.

Este é um pneu que não deveremos ver em breve, no entanto a Goodyear apresentou o seu modelo EfficientGrip Performance, projetado especificamente para veículos elétricos. Este sim, a marca prevê ter no mercado no decorrer do próximo ano, e irá garantir um menor desgaste, uma vez que os pneus convencionais têm um desgaste 30% superior em veículos elétricos, devido ao binário instantâneo e em alguns casos ao peso excessivo das baterias.

Sabe esta resposta?
O que significa VOL na parede de um pneu?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabias que o teu carro pode ter uma especificação de pneus própria?