Notícias Não está fácil… Como identificar as diferentes versões de um modelo?

Arranque a Frio

Não está fácil… Como identificar as diferentes versões de um modelo?

Na identificação de versões de um modelo, parece que a solução é… criar confusão. Depois da Audi, também a americana Cadillac decidiu ser… original.

Cadillac XT6

Já se entenderam com as denominações abstratas da Audi das versões dos seus modelos? Sabem o que distingue um A1 30 TFSI de um A1 35 TFSI? Ótimo, nós também não… 😉

Agora é a vez da Cadillac (não vendida cá) criar confusão nos seus clientes. Apesar disso, o novo sistema de identificação de versões da Cadillac — a serem lançadas brevemente — são algo com correspondência (mais) direta a uma especificação técnica; neste caso, binário.

A Cadillac argumenta que nesta era de sobrealimentação e crescente eletrificação, o binário é mais representativo da “pujança” disponível do que a capacidade do motor ou até a potência. 

Os valores a ostentar nos “derrières” dos seus modelos serão arredondados para os 50 ou 00 mais próximos. O facto curioso é estes virem nuns métricos Nm (newton metro), quando os norte-americanos ainda usam uns imperiais lb-ft (libra-força pé). Porquê? Segundo a Cadillac, sendo uma marca global, faz mais sentido usar o Nm porque o sistema métrico é o mais usado.

A Jaguar Land Rover criou, a nosso ver, algo mais fácil de decifrar. Uma letra para o tipo de motorização P (petrol ou gasolina), D (Diesel), EV (elétrico), seguido do valor de potência debitado. Ex: Jaguar I-Pace EV400. Simples, não?

RELACIONADO: Que comece a confusão: Audi altera identificação das versões dos seus modelos

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual a capacidade do motor de um Audi A6 40 TDI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A6 já está disponível em Portugal. Esta é a lista de preços