Notícias CUPRA Ateca vai ser posto à prova… no gelo

Evento

CUPRA Ateca vai ser posto à prova… no gelo

Depois de já ter sido posto à prova em várias pistas e nas mais diversas estradas, o CUPRA Ateca vai enfrentar uma pista de gelo em Andorra.

CUPRA Ateca

A CUPRA está apostada em tornar a celebração do seu primeiro aniversário memorável e depois de ter anunciado a apresentação de um novo protótipo para o dia em que cumpre um ano de existência (dia 22 de fevereiro), a marca do Grupo Volkswagen revelou que nos dias 20 e 21 de fevereiro vai colocar à prova as capacidades dinâmicas do CUPRA Ateca na neve e no gelo.

O local escolhido para este evento foi a estância de ski de Pas de la Casa, nas montanhas dos Pirenéus, em Andorra e o objetivo é simples: mostrar como o primeiro modelo da marca é capaz de enfrentar as mais diversas condições de condução de forma segura e dinâmica e dar a conhecer as potencialidades do sistema de tração integral que o equipa, o 4Drive.

Este recorre consiste numa transmissão por embraiagem multidisco e recorre à atuação hidráulica com controlo eletrónico para fazer chegar a potência às rodas. Acoplado ao eixo traseiro, o sistema encontra-se no final do veio de transmissão (à frente do diferencial traseiro) por forma a reduzir a inércia, melhorar a distribuição de peso e ainda o tempo de reação.

VÊ TAMBÉM: Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
CUPRA Ateca
O sistema de tração integral 4Drive avalia as condições da estrada em tempo real, medindo a velocidade do carro, a rotação de cada roda, o ângulo da direção e o estilo ou o modo de condução.

O CUPRA Ateca em números

Equipado com o 2.0 TSI de 300 cv e 400 Nm de binário, o CUPRA Ateca é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2s, alcançando uma velocidade máxima de 247 km/h. Associada a este motor surge uma caixa DSG de sete velocidades que transmite a potência às quatro rodas.

 

Associado a toda esta potência surge o sistema de suspensão adaptativa (Dynamic Chassis Control) que permite ajustar a afinação do amortecimento, discos dianteiros e traseiros de maiores dimensões (com 340 mm e 310 mm, respetivamente) e ainda um sistema de direção progressiva.

CUPRA Ateca
Sabe esta resposta?
Quanto pesa a bateria do CUPRA e-Racer?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O que está por baixo da carroçaria do CUPRA e-Racer?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O que está por baixo da carroçaria do CUPRA e-Racer?