Notícias Já sabemos o porquê do entalhe nos faróis do novo BMW Série 3

Arranque a Frio

Já sabemos o porquê do entalhe nos faróis do novo BMW Série 3

O entalhe nos faróis do novo BMW Série 3 tem levantado alguma controvérsia, mas a marca alemã justifica a sua presença como uma… homenagem.

É um ritual constante… Quando aparece uma nova geração de um modelo, para mais um que tenha a importância e impacto como o BMW Série 3, nunca gerará consenso. Uns vão acusar a marca de ter “estragado” visualmente o modelo, outros vão simplesmente deixar-se enamorar por todas as linhas e pormenores.

Mas mesmo os fãs do desenho do novo BMW Série 3, o formato das óticas dianteiras e traseiras suscitaram questões, devido a traços semelhantes com carros que não eram… BMW.

Em particular, o entalhe nos faróis do Série 3, a dividir as óticas em duas na sua base, seria associado a modelos ali para os lados de Sochaux.

Obviamente a inspiração não veio dos gauleses. A BMW aponta para um dos seus próprios modelos como inspiração, outro Série 3, neste caso o E46, talvez a geração que esteticamente mais preferências recebe.

BMW Série 3 E46

A grande diferença está na abordagem. No E46 (pós-restyling), essa divisão resulta da interseção de duas linhas arqueadas, enquanto no G20, as óticas, de desenho angular, apresentam igual divisão, mas o formato é distinto, aproximando-se, como vários já referiram, de outras soluções no mercado.

Deveria a BMW ter escolhido outro caminho, evitando estas associações?

RELACIONADO: O “segredo” mais bem guardado do novo BMW Série 3

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.