Notícias Audi e-tron “trepa” pista de ski com gradiente de 85%

Arranque a Frio

Audi e-tron “trepa” pista de ski com gradiente de 85%

Em 1986, um anúncio demonstrava a eficácia do sistema quattro da Audi, onde víamos um Audi 100 subir uma rampa de… ski. Altura de recriar a façanha…

Audi e-tron Ver vídeo

O anúncio de 1986 com o Audi 100 CS quattro ficou famoso — poderemos dizer “viral”? —  numa era pré-net e pró-TV. Passaram 33 anos e a Audi decidiu recriar o anúncio para demonstrar a eficácia do sistema quattro… v2.0; isso mesmo, tração às quatro rodas 100% eletrificada.

Naturalmente a Audi recorreu ao e-tron, o seu primeiro modelo 100% elétrico de produção em série, e a Mattias Ekström, campeão mundial de rallycross e bi-campeão no DTM.

O e-tron usado, no entanto, teve de ser alterado. Ganhou um motor adicional atrás — passam a ser dois atrás e um à frente — totalizando 370 kW (503 cv) e 8920 Nm de binário… às rodas (estão a ler bem), alterou o software de gestão da distribuição de binário, e deu-lhe novas rodas de 19″ e pneus com “pregos”.

Alterações necessárias para ultrapassar o gradiente de 85% (!) do Mausefalle, a secção com maior inclinação da lendária prova de downhill de ski, o Streif, na Suíça.

Antes que as “teorias da conspiração” surjam, o cabo que vêem por baixo do e-tron no filme surge apenas por razões de segurança, não tendo servido para puxar o SUV — relembramos, 85% de gradiente… é praticamente uma parede.

O anúncio original:

RELACIONADO: Não estão a ver mal. Os retrovisores do Audi e-tron estão no seu interior

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes motores pertence ao Audi R8 em comercialização?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Acabaram os rumores: Audi R8 com motores V10 até ao fim
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Acabaram os rumores: Audi R8 com motores V10 até ao fim