Desporto Automóvel

Citroën: 100 anos, 100 vitórias no WRC

Sébastien Ogier impôs o Citroën C3 WRC à concorrência no rali de Monte Carlo e conquistou a centésima vitória da Citroën no Mundial de Ralis.

No mesmo ano em que a Citroën comemora o seu centenário, a marca francesa entrou no mundial de ralis com o pé direito. Aos comandos de um Citroën C3 WRC, Sébastien Ogier conquistou o Rali de Monte Carlo pela sétima vez (a sexta consecutiva).

No sexto rali mais renhido da história, Sébastien Ogier assinalou o regresso à Citroën com uma vitória por 2,2s de vantagem (a vantagem mais curta na história do Rali de Monte Carlo) sobre o piloto da Hyundai, Thierry Neuville. Já o terceiro lugar coube a Ott Tanak da Toyota, que chegou até a liderar a prova na fase inicial.

Quanto ao regressado Sébastien Loeb, este conseguiu, após apenas um dia de testes aos comandos do Hyundai i20 WRC, alcançar o quarto lugar no histórico rali provando que ainda é um nome a ter em conta. Ainda entre os WRC, nota para o resultado alcançado pelos Ford Fiesta WRC da M-Sport, não tendo nenhum deles conseguido alcançar o Top-10.

VÊ TAMBÉM: As duas caras da Citroën Berlingo. Faz sentido?
Citroën C3 WRC
Depois de só ter alcançado uma vitória no ano passado, a Citroën abriu a nova temporada do WRC com uma vitória no Rali de Monte Carlo.

100 vitórias em cerca de 20 anos

Tal como já te dissemos, a vitória alcançada por Sébastien Ogier aos comandos do Citroën C3 WRC corresponde à centésima vitória da marca francesa no mundial de ralis e surge cerca de 20 anos depois da primeira, quando Philippe Bugalski, aos comandos de um Citroën Xsara Kit-Car, venceu o rali da Catalunha de 1999.

A Citroën está a considerar o número de vitórias no WRC como o conhecemos hoje, que surgiu em 1973 — a marca francesa já tinha sido vitoriosa nos ralis antes, com o improvável DS como máquina de ataque.

Citroën Carros vencedores
Uma coleção de carros vencedores que partilham entre si 100 vitórias no WRC.

Desde então, a Citroën foi acumulando vitórias no mundial de ralis e principalmente devido a um nome que agora corre com outras cores: Sébastien Loeb. É que com 79 vitórias no seu palmarés, todas aos comandos de modelos da Citroën, não é difícil perceber quem mais contribuiu para o número histórico agora alcançado.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
Qual era a cilindrada do Citroën BX 4TC Evolution?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer

Mais artigos em Notícias