Notícias Carro do Ano 2019. Estes são os dois citadinos a concurso

Carro do Ano 2019

Carro do Ano 2019. Estes são os dois citadinos a concurso

Os principais destaques dos candidatos a Citadino do Ano: Audi A1 Sportback e Hyundai i20.

Citadino do ano 2019, Troféu Carro do Ano Essilor Volante de Cristal 2019

Audi A1 30 TFSI 116 cv – 25 100 euros

O A1 Sportback cresceu quando comparado com o modelo da primeira geração lançada em 2010. Mais comprido 56 mm, tem comprimento total de 4,03 m. A largura permaneceu praticamente inalterada, nos 1,74 m, enquanto que a altura se situa nos 1,41 m de altura. A maior distância entre eixos e as distâncias mais curtas entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira da carroçaria prometem melhor desempenho dinâmico conferindo um visual mais agressivo e desportivo.

As três combinações de design – Base, Advanced ou S line – permitem ainda associar outros componentes estéticos.

O habitáculo desenvolve-se em torno do condutor. Os comandos e o ecrã MMI touch encontram-se orientados para o condutor.

Audi A1 Sportback
Audi A1 Sportback

Na chegada a Portugal, o novo A1 Sportback (modelo a concurso no Essilor/Carro do Ano 2019) conta com três combinações de design – Basic, Advanced e S line – e que podem ser configuradas com a motorização de lançamento 30 TFSI (999 cm3, 116 cv e 200 Nm de binário) disponível em associação a duas escolhas de transmissão: manual com seis relações ou automática S tronic com sete velocidades. Em data posterior chegarão as restantes variantes: 25 TFSI (1.0 l com 95 cv), 35 TFSI (1.5 l com 150 cv) e 40 TFSI (2.0 l com 200 cv). O sistema mecatrónico Audi drive select (opção) dá a possibilidade aos utilizadores de selecionar quatro modos distintos de características de condução: auto, dynamic, efficiency e individual.

Mais espaço para todos

A informação disponibilizada pela marca alemã avança que o novo A1 Sportback é mais espaçoso para o condutor, passageiro dianteiro e para os passageiros traseiros. A capacidade da bagageira aumentou em 65 l. Com os bancos em posição normal, a volumetria é de 335 l; com os bancos traseiros rebatidos, o valor aumenta para 1090 l.

O Audi virtual cockpit, disponível como opção, amplia a gama de funções e informações que se tornam mais abrangentes e diversificadas, como mapas de navegação animados e gráficos de alguns sistemas de assistência à condução, tudo dentro do ângulo de visão do condutor. A Audi oferece até quatro atualizações de mapas anuais que podem ser automaticamente descarregadas e instaladas gratuitamente.

Audi A1 Sportback
Audi A1 Sportback

Os fãs de música têm à escolha dois sistemas de áudio de alta fidelidade: o sistema de som Audi (série) e o sistema de som premium Bang & Olufsen, que preenche o topo da oferta. O sistema desenvolvido pela B&O possui onze altifalantes que totalizam 560 W de potência de saída, com possibilidade de seleção de função de efeito 3D.

Sistemas de assistência ao condutor

O limitador de velocidade e o aviso de saída involuntária de faixa de rodagem com correção da direção e alertas por vibração ao condutor são alguns dos equipamentos disponíveis. Outro equipamento pouco habitual no segmento dos citadinos é o Adaptive speed assist, que através de radar consegue manter a distância para o veículo imediatamente à sua frente. Pela primeira vez, o Audi A1 Sportback recebe a câmara traseira de estacionamento.


Hyundai i20 1.0 GLS T-GDi Style 100 cv – 19 200 euros

O citadino coreano do semento chegou aos principais mercados europeus no verão de 2018.  As três carroçarias da gama i20 são a versão de cinco portas, Coupé e Active.

Até ao final de maio de 2018, já foram vendidas mais de 760 000 unidades do modelo i20 desde a sua primeira geração.

Redesenhado e desenvolvido na Europa este modelo foi concebido de forma a permitir uma utilização diário descontraída. A frente renovada conta agora com a grelha em cascata – identidade da marca que une todos os modelos da Hyundai. Com a nova opção de tejadilho two-tone em Phantom Black e um total de 17 combinações possíveis. As jantes de liga leve podem ser de 15’’ e 16″.

Hyundai i20
Hyundai i20

A capacidade da bagageira é de 326 l (VDA). Os interiores Red Point e Blue Point, nas cores vermelho e azul respetivamente, refletem o caráter jovem do i20.

O i20 permite escolher entre três motorizações a gasolina diferentes com o sistema Idle Stop & Go (ISG) de série.

O motor 1.0 T-GDI está disponível com dois níveis de potência 100 cv (74 kW) ou 120 cv (88 kW). Neste motor, a Hyundai introduziu a caixa de dupla embraiagem com sete velocidades (7DCT) desenvolvida pela marca para o segmento B. O motor Kappa 1.2 entrega 75 cv (55 kW) e está disponível para o cinco portas ou 84 cv (62kW), para as versões de cinco portas e Coupé. A terceira opção de motorização é o 1.4 l a gasolina, com 100 cv (74 kW), disponível exclusivamente para o i20 Active.

Pacote de segurança Hyundai SmartSense

O pacote de segurança ativa SmartSense foi melhorado e tem novas funcionalidades, incluindo o sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA) e o sistema de Travagem Autónoma de Emergência (FCA) para trânsito na cidade e interurbano, que procura evitar acidentes. O Alerta de Fadiga do Condutor (DAW), é mais um sistema de segurança que faz a monitorização dos padrões de condução, detetando fadiga ou condução imprudente. Para completar o pacote a marca coreana incluiu o sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA), que automaticamente altera os máximos para médios quando outro veículo se aproxima na direção oposta.

Hyundai i20
Hyundai i20

Opções de conectividade

A versão base inclui um ecrã de 3,8″. Em alternativa, os clientes podem optar por um ecrã monocromático de 5″. O ecrã a cores de 7″ oferece um sistema de áudio compatível com Apple Car Play e Android Auto, quando disponíveis, que permite espelhar o conteúdo do smartphone no ecrã do sistema. O i20 tem pode receber ainda o sistema de navegação num ecrã a cores de 7’’, que integra funcionalidades de multimédia e conectividade, compatível com Apple Car Play e Android Auto, quando disponíveis.


Texto: Essilor Carro do Ano | Troféu Volante de Cristal