Ensaio Volkswagen Touareg 3.0 TDI V6 (286 cv). O teste completo em vídeo

A partir de 83 854 euros

Volkswagen Touareg 3.0 TDI V6 (286 cv). O teste completo em vídeo

Depois do adeus ao Volkswagen Phaeton, é a vez do Volkswagen Touareg assumir as rédeas da gama de modelos Volkswagen. Neste vídeo testámos a versão Diesel mais potente.

Volkswagen Touareg 2018_teste

Não há automóveis perfeitos e o Volkswagen Phaeton era exemplo disso. O valor pedido era demasiado elevado para o que os potenciais clientes estavam dispostos a pagar por um Volkswagen e apesar dos esforços, o número de vendas em 14 anos de carreira comercial não chegou às 85 mil unidades.

As exigências ao nível da produção do Phaeton era tão elevadas, que metade da equipa de engenharia responsável se demitiu perante a insistência no projeto. Mas essa, é uma história que deixamos para outro dia.

Se por um lado o sucesso comercial não bateu às portas do Volkswagen Phaeton, o mesmo não se pode dizer do Volkswagen Touareg. Durante o período de vendas das duas gerações produzidas antes desta 3ª geração que estamos a analisar, vendeu 1 milhão de unidades.

O novo topo de gama

Agora cabe a um SUV assumir a liderança da gama de modelos da marca. O Volkswagen Touareg é o novo topo de gama da marca alemã e neste vídeo, testámos a versão equipada com o motor 3.0 TDI V6 com 286 cv de potência, o Diesel mais potente da gama.

As prestações estão em bom plano: o sprint dos 0-100 km/h é cumprindo em 6,1 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h. Nada mau para um SUV com 2 070 peso.

Mais caro do que um Audi Q7

As semelhanças com os SUV premium da Volkswagen começam logo na plataforma MLB evo, partilhada com o Audi Q7, Bentley Bentayga, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne. Mas o preço também é mais premium do que generalista.

O motor V6 TDI, tem 231 cv naquela que é a versão de acesso à gama Touareg e um preço a partir de 83 854 euros (Elegance). Um valor superior ao pedido por um Audi Q7 45 TDI quattro tiptronic também de entrada de gama (81 597 euros), equipado com o mesmo motor e potência.

Na versão mais potente do V6 TDI, com 286 cv, os preços começam nos 90 746 euros (Elegance Plus). E sim, também o Audi Q7 50 TDI quattro tiptronic se apresenta com um preço inferior: 89 597 euros.

A NÃO PERDER: Volkswagen Tarok. Veremos esta pick-up chegar à Europa?

Vê o teste completo em vídeo do novo Volkswagen Touareg!

Volkswagen Touareg 3.0 TDI V6 (286 cv). O teste completo em vídeo

Volkswagen Touareg

7/10

O novo Volkswagen Touareg assume-se como um verdadeiro topo de gama. Tecnologicamente avançado, excelente de conduzir e uma boa proposta para quem quer um produto generalista mas com aptidões superiores. Alguns materiais no interior deixam a desejar para um carro com este preço final, mas no geral a qualidade é elevada.

Prós

  • Tecnologia
  • Conforto
  • Versatilidade

Contras

  • Preço
  • Alguns materiais no interior
  • Oferta reduzida de motorizações

Versão base:€83.854

Classificação Euro NCAP: 5/5

€97.945

Preço unidade ensaiada