Autónomos
Primeiros testes de carros autónomos em Portugal arrancam hoje
Os primeiros testes de carros autónomos em Portugal arrancam hoje. Vão ter de passar por uma série de testes e o local escolhido foi a A9/CREL.

Depois de muito se ter falado aí estão eles. Os primeiros testes a veículos autónomos em solo português arrancam hoje na A9/CREL.
Os testes vão decorrer entre os nós da Pontinha (km 10) e de Odivelas (km 17). Os carros autónomos vão circular numa via própria e sempre acompanhados por viaturas da GNR.
Ao longo do percurso os carros autónomos vão ser postos à prova de diversas formas. Desde situações de piso escorregadio a veículos parados ou em marcha lenta, serão vários os obstáculos artificiais que os primeiros carros autónomos em teste, em estrada aberta, em Portugal, vão ter de ultrapassar.
VÊ TAMBÉM: Audi PB 18 e-tron. Superdesportivo elétrico diz não à condução autónomaDurante quatro dias a A9/CREL vai ser uma pista de testes
Está previsto que os testes durem quatro dias, sendo que as provas terão início a meio da manhã prolongando-se até meio da tarde para evitar as horas em que há mais trânsito. Para ultrapassar os obstáculos artificiais cada carro vai receber uma notificação no sistema de condução autónoma à qual vai ter de responder sem se colocar em risco a ele próprio ou aos outros veículos.
Os testes são fruto da parceria entre a Brisa e o Instituto Pedro Nunes e decorrem no âmbito do projeto europeu AUTOC-ITS que visa o desenvolvimento de soluções que permitam a circulação de veículos autónomos nas estradas europeias. Para que os veículos autónomos possam a circular em Portugal vai ainda ser preciso alterar o código da estrada, que determina que todos os veículos têm de ter condutor.
Este não é o único projeto relacionado com a condução autónoma a decorrer em no nosso país. Portugal vai investir 8,35 milhões de euros até ao final de 2020 para permitir que estes veículos sejam incluídos nas estradas. O projeto de estradas inteligentes, C-Roads, é financiado em 50% pela União Europeia e visa reduzir as filas de trânsito, as emissões associadas ao transporte rodoviário e ainda eliminar as mortes nas estradas até 2050.
Fontes: Observador e Diário de Notícias
Sabes responder a esta?
Qual a cilindrada do novo motor do Nissan Qashqai?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Nissan Qashqai. Novo 1.3 turbo a gasolina envia para reforma o 1.2 e 1.6 DIG-TEm cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Nissan Qashqai. Novo 1.3 turbo a gasolina envia para reforma o 1.2 e 1.6 DIG-TMais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL