Dicas

Compraste um carro usado? Seis dicas sobre o que deves fazer

Pois é, para muitos de nós o mercado de usados é onde compramos o nosso carro "novo" , mas o que fazer depois de o comprar? Aqui tens seis dicas que te vão ajudar.

Comprar um carro usado pode ser várias coisas: uma aventura, um prazer (sim, há pessoas que gostam de passar horas à procura daquele negócio ideal), uma desilusão ou um autêntico jogo de roleta russa.

Se compraste o teu carro usado num stand que to entregou depois de uma boa revisão, parabéns, grande parte desta lista não é para ti. No entanto, se decidiste mergulhar no mundo dos usados vendidos por particulares deves ler e seguir os conselhos que te damos, pois o preço de não os seguir pode ser bem alto.

VÊ TAMBÉM: 10 motivos porque ser mecânico é (muito!) difícil

Trata da documentação

Não basta pegares no dinheiro e pagares ao antigo dono o que ele está a pedir pelo carro. Para passar a ser realmente teu tanto tu como o vendedor têm de preencher o Impresso Único para registo automóvel (que podes obter aqui).

Depois é só ires até uma Loja do Cidadão ou a um notário para poderes registar o carro em teu nome e oficializar a venda (na Loja do Cidadão o processo custa 65€ e demora cerca de uma semana até receberes o Documento Único em teu nome).

Para além do registo de propriedade não te esqueças que para poderes circular com o carro, tens ainda de fazer um seguro, por isso, aí está outra questão que terás de resolver antes de te poderes fazer à estrada.

Por fim e ainda no universo da documentação automóvel, confirma se o carro tem a inspeção em dia (também é obrigatória) e se não se está a aproximar-se aquela dolorosa altura do ano em que tens de pagar o Imposto Único de Circulação.

Assinar os documentos
VÊ TAMBÉM: Será que este teaser mostra o próximo Mazda3?

Leva o carro a um mecânico

O ideal é que consigas fazer isto antes de comprar o carro, mas todos sabemos que a maioria dos vendedores não vai saltar de alegria quando lhe pedires para levar o carro até uma oficina da tua confiança “para ver se está tudo bem”.

Por isso o que te aconselhamos é que mal compres o carro o leves a um mecânico para ver até que ponto a tua avaliação estava correta e para acautelares reparações mais dispendiosas.

E por favor, se fores ver um carro e duvidares da sua condição mecânica, não o compres! Acredita que alguns de nós já o fizeram e ainda hoje estão arrependidos.

mecânico oficina 2018
VÊ TAMBÉM: O primeiro MX-5 NA restaurado pela Mazda já foi entregue

Troca todos os filtros

Quando o carro estiver no mecânico (ou se preferires, quando tiveres algum tempo) troca os filtros do carro. A não ser que o carro tenha acabado de sair de uma revisão, o mais provável é que os filtros do óleo, ar, combustível e habitáculo já estejam a pedir reforma.

E mesmo que te possa parecer um desperdício de dinheiro substituir um conjunto de filtros que talvez fossem capazes de percorrer mais uns milhares de quilómetros lembra-te: a melhor ação de manutenção num carro é a preventiva, essa é a chave para alcançar quilometragens elevadas.

Potência - Filtro de ar
VÊ TAMBÉM: Audi eletrifica-se em Paris com o e-tron

Troca o óleo do motor

A não ser que quando tirares a vareta do óleo ele venha com um tom “dourado”, o melhor é trocares o óleo. Afinal de contas se vais trocar os filtros aproveitas e mudas tudo, não é? Não te esqueças que o óleo velho não é tão eficaz na lubrificação do motor do teu carro “novo” e se insistires em usá-lo podes estar a reduzir seriamente a esperança média de vida do teu carro. É sempre preferível prevenir e evitar situações como aquela que podes ler neste artigo.

Mudança de óleo
VÊ TAMBÉM: Mercedes-Benz GLE inicia carreira apenas com um motor… a gasolina

Troca o líquido de refrigeração

Como já deves ter percebido os fluídos do carro devem seguir o mesmo caminho que os filtros e ser todos substituídos depois de o comprares. Um dos mais negligenciados entre os líquidos essenciais ao funcionamento do motor (a não ser que tenhas um Porsche 911 refrigerado a ar, aí esquece esta parte) é o líquido de refrigeração.

Tendo em conta que no nosso país até se costumam registar temperaturas bastante elevadas, aconselhamos-te a trocares o líquido de refrigeração do teu carro e já que vais estar “com a mão na massa” verifica o estado de todo o sistema de refrigeração. Apesar de haver quem diga que como funciona num circuito fechado não é preciso trocá-lo, a tendência é que com o tempo este se torne numa solução electrolítica devido aos diferentes metais com que entra em contacto e consequentemente, se torne num agente corrosivo.

Faças o que fizeres, nunca, mas mesmo nunca, uses água como líquido de refrigeração, a não ser que queiras corroer o teu motor, aí estás à vontade.

Mercedes-Benz W123
Se tiveres um destes carros provavelmente não tens de te preocupar em fazer metade das coisas desta lista. Afinal de contas o Mercedes-Benz W123 é praticamente indestrutível.
VÊ TAMBÉM: Porsche diz não à condução autónoma total nos automóveis

Lê o manual de instruções

Por fim vem a dica mais aborrecida. Bem sabemos que ler manuais de instruções é uma seca, mas não podemos deixar de insistir que leias o manual do teu novo carro.

Os minutos que vais perder a ler o manual vão compensar, pois a partir desse momento vais saber exatamente o que significa cada luzinha no painel e como utilizar todos os equipamentos do teu carro. Para além disso é lá que por norma encontras dados relativos aos intervalos de manutenção, pressão dos pneus e ainda, e muito importante, como acertar o relógio!

Esperamos que estas dicas te ajudem a usufruir ao máximo do teu novo carro e, de preferência, sem problemas. E se andas à procura de um carro usado talvez este artigo te interesse: DEKRA. Estes são os automóveis usados que dão menos problemas.

Sabes responder a esta?
Em que ano foi lançado o primeiro Suzuki Jimny?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Já conhecias o primeiro Suzuki Jimny?
Em cheio!!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Já conhecias o primeiro Suzuki Jimny?

Mais artigos em Autopédia

Os mais vistos